Inscrições para Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais terminam no dia 23

Por Tifanny Valente

Estão abertas, até o dia 23, as inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais, com área de concentração em Desenvolvimento de Processos Ambientais e linhas de pesquisa: Informática, Modelagem e Otimização de Processos e Biotecnologia e Meio Ambiente.

Estão sendo oferecidas 13 vagas destinadas a portadores de diplomas de graduação em nível superior em Engenharia Química, Química, Engenharia Ambiental, Ciências da Computação, Biologia, Farmácia, Agronomia, Química Industrial, Ciências Ambientais e áreas afins, outorgados por Instituições de Ensino Superior e reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação. Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único.

A pré-inscrição é no sistema on-line, endereço: www.unicap.br/pos-graduacao/mestrado. Entregar os documentos abaixo relacionados na Secretaria da Pró-reitoria Acadêmica, na Rua Almeida Cunha, nº 245, Bairro Boa Vista, Recife, Pernambuco, CEP 50050-590, térreo do Bloco G4 do campus da UNICAP, sala 003, de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 11h e das 14h às 17h:

1. Ficha de inscrição (fornecida pela UNICAP), devidamente preenchida e documentada;
  2. Cópia do diploma, devidamente registrado em órgão competente (apresentar original), ou certificado de conclusão da graduação, ou declaração de que estará concluindo o último período da graduação em 2009.2 (cópia do diploma devidamente registrado deverá ser entregue à Secretaria até a matrícula);
  3. Cópias do RG e CPF (apresentar originais);
  4. Cópia da certidão de nascimento/casamento ou certidão com averbação de divórcio (apresentar original);
  5. Cópia do título de eleitor com comprovante da última eleição (apresentar original);
  6. Cópia da carteira de reservista (apresentar original);
  7. Cópia do histórico escolar (apresentar original);
  8. Duas fotos 3 x 4 coloridas e recentes;
  9. Duas cartas de recomendação, conforme modelo no “site”;
  10. Requerimento justificando o interesse pelo curso e a intenção pela linha de pesquisa;
  11. Curriculum vitae documentado, conforme modelo no “site”;
  12. Comprovante do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 185,00 (cento e oitenta e cinco reais), que após a entrega da documentação, não será devolvida.

A seleção dos candidatos será realizada por uma Comissão designada pelo Colegiado e constará  de uma prova escrita com base na bibliografia indicada no Edital; análise do histórico escolar da graduação e da experiência prévia em pesquisa; avaliação do curriculum vitae e das cartas de recomendação; entrevista com os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) na prova escrita; exame de proficiência de língua estrangeira (inglês), através de teste de compreensão de textos escritos ou apresentação de comprovante de proficiência emitido por instituição credenciada; esse exame é classificatório, não sendo eliminatório.

Ao candidato que não tiver obtido nota igual ou superior a 7,0 (sete) no exame de proficiência de língua estrangeira na seleção, será dada uma nova oportunidade até 06 (seis) meses após o período de seleção; caso seja reprovado, o aluno não terá direito a prosseguir no Curso. O Curso deve ser concluído em, no mínimo, 12 meses e no máximo, 24 meses, incluindo a apresentação e defesa pública da Dissertação de Mestrado.

Calendário:

Prova de conhecimento no dia 24 de março de 2010 das 08h30 às 12h30;

Prova de língua estrangeira (Inglês) dia 24 de março de 2010 das 13h30 às 16h30;

Entrevista no dia 24 de março de 2010 das 17h às 19h;

Divulgação do resultado final no dia 25 de março de 2010 às 14h;

Matrícula no dia 25 de março de 2010 a partir das 14h (Horário de Atendimento da Secretaria dos Mestrados, Térreo do Bloco G4, Sala 003).

Início das aulas será ainda em março de 2010 com o horário a definir.