Inscrições de trabalhos para o Intercom 2011 encerram-se no dia 15 de julho
|Com informações do site da Intercom
Pesquisadores de Comunicação têm até o dia 15 de julho para inscrever trabalhos no XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2011. O evento acontece na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), de 2 a 6 de setembro. Informações sobre valores e prazos podem ser acessadas no site.
Neste ano, o congresso terá como tema central a questão “Quem tem medo da pesquisa empírica?”. A sugestão do assunto partiu do professor José Marques de Melo, que apresentou e justificou a escolha em artigo publicado no site do evento: “A pesquisa em comunicação emerge, no panorama das ciências humanas, no ramo dos estudos empíricos, situando-se como área do conhecimento aplicado”, escreveu.
Promover o diálogo entre a teoria e o empirismo é, de acordo com ele, a proposta do congresso. “Se desse debate pluralista resultar a superação de preconceitos e a produção de estudos compartilhados, a Intercom sairá engrandecida. Pois estará colhendo os frutos da árvore utopicamente plantada pelos seus fundadores em terreno fértil, diligentemente irrigado pela sua vanguarda para beneficiar as novas gerações de pesquisadores”, ressaltou.
O tema será discutido em diferentes mesas do congresso, a começar pela conferência de abertura, sob responsabilidade de Rosental Calmon Alves, da Universidade do Texas. A conferência acontece no dia 4 de setembro, às 9h. Integram a mesa de abertura os professores Aline Grego, Pró-reitora Acadêmica da Unicap e coordenadora local do Intercom 2011, Marialva Barbosa, diretora científica da Intercom, e Antonio Hohlfeldt, presidente da instituição.
Conheça, abaixo, os Grupos de Pesquisa que integram cada uma das Divisões Temáticas da instituição:
DT 1 – Jornalismo
DT 2 – Publicidade e Propaganda
DT 3 – Relações Públicas e Comunicação Organizacional
GP RP e Comunicação Organizacional
DT 4 – Comunicação Audiovisual
DT 5 – Multimídia
GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas
DT 6 – Interfaces Comunicacionais
GP Comunicação e Culturas Urbanas
GP Comunicação, Ciência, Meio Ambiente e Sociedade
DT 7 – Comunicação, Espaço e Cidadania
GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local
GP Comunicação para a Cidadania
GP Mídia, Cultura e Tecnologias Digitais na América Latina
DT 8 – Estudos Interdisciplinares
GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
GP Políticas e Estratégias de Comunicação
GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade
Para mais informações sobre os Grupos e Divisões Temáticas, acesse o site.