Idosos participam do Curso de Informática do Universidade Não tem Idade

Começou na manhã desta quarta-feira (6) a terceira turma do curso de “Informática para Idosos”, dentro do programa Universidade Não Tem Idade. As aulas estão sendo ministradas pelo professor Jorge Daniel Marchant. Ao todo, são dez encontros com duas horas cada.

O objetivo do curso é oferecer noções básicas de computação para que os alunos possam acessar o e-mail, redes sociais e saibam conectar aparelhos ao computador, como câmeras digitais e telefones celulares, dando-lhes autonomia e independência, trazendo a informática para o dia a dia deles.

No primeiro encontro os alunos aprenderam as partes do computador, a ligar e desligar o equipamento, usar o mouse, funções do teclado, ingressar em programas, pesquisar na internet e criar uma conta de e-mail.

O professor Jorge Daniel está muito contente com a nova turma. “Todos os alunos estão muito interessados, com muita vontade de aprender. Embora seja um curso básico, encontrei pessoas que já têm noções básicas e que querem aprender mais. A procura foi muito grande, por isso tivemos que abrir uma nova turma”, frisou Jorge Daniel.

A aluna Erzelaide Alves, 70, está muito feliz com seu primeiro contato com o computador. “Fiquei sabendo pelos jornais e logo me matriculei. Essa oportunidade que a Universidade Católica está oferecendo é muito importante, pois está nos inserindo na informática. Sempre quis aprender a usar o computador, mas nunca tive coragem de frequentar uma aula que tivesse pessoas de diferentes idades. Estou adorando o curso e os meus novos colegas. Hoje, estou descobrindo um novo mundo”, ressaltou Erzelaide.

Célia Medeiros, 88, também soube do curso pelos jornais e disse que até pouco tempo não queria saber de tecnologia. “Eu me rendi ao computador porque ficava de fora das conversas dos meus filhos. Até nas minhas palavras cruzadas o assunto era informática. Adorei a primeira aula. O professor explica muito bem. Estou muito feliz”, disse Célia.

Atualmente, dois cursos estão sendo ministrados. Toda segunda e quarta-feira na parte da tarde, das 14h30 às 16h30, e na quarta e sexta-feira, das 9 às 11h.

Os alunos da Universidade Católica de Pernambuco que queiram fazer parte do curso como voluntários ou monitores podem se inscrever na Pró-Reitoria Comunitária, no térreo do bloco B, sala 003. Procurar por Sônia. Outras informações: 2119-4140.