I Mostra de Vídeo da Unicap tem continuidade nesta quinta-feira

Na manhã desta quinta-feira (20), na Livraria Cultura, localizada no Recife Antigo, aconteceu o segundo dia da I Mostra de Vídeo Universitário da Universidade Católica de Pernambuco, coordenada pelo assessor cultural da Unicap, Léo Tabosa. A exposição está ocorrendo no auditório da livraria e oferece à população exibição de documentários premiados por todo o país.

Os filmes vão desde simples animações a produções com atores reais. A produtora cultural Naara Santos fala sobre sua expectativa a respeito da Mostra de Vídeo da Unicap: “Primeiramente, eu adoro cinema. Já fica meio que um gosto pessoal aí e não posso ter um olhar apenas daquilo que eu entendo. Na verdade, quando se pensa em cinema temos que pensar em vídeos do Brasil inteiro. Então, a expectativa é encontrar produções bem feitas e bastante responsáveis, além de sensíveis.”.

O cinema em Pernambuco tem crescido bastante. É visível, pois um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil acontece no estado, o Cine PE, uma mostra de documentários e curta-metragem digitais. De uns anos para cá, o próprio estado tem dado subsídios para que Pernambuco produza películas e possibilitou a abertura mais ampla desse lado, com a facilitação de patrocínios. “Cinema é caro! Produzir filme é caro. Futuramente serão os cineastas que vão estar produzindo filmes para o Brasil e para o mundo. Devemos dar valor a esses profissionais”, destaca Naara Santos.

O técnico de som e produtor musical na parte técnica Denis Antonio Pinto conta o que pensa sobre a I Mostra de Vídeo da Unicap: “Pelo trabalho que está sendo desenvolvido, eu acho excelente. Acredito que a população deveria dar mais atenção a esta área, para divulgar o trabalho de profissionais que estão no começo de sua carreira; diretores e atores; gente promissora que deveria estar recebendo mais atenção do povo.”.

Os Filmes

A I Mostra de Vídeo da Unicap exibiu nesta quinta-feira (20) sete curtas-metragens. Foram eles:

– “Abner, o papa zumbis” de Marcus Guio e Thiago Trevisan – Filme de, aproximadamente, quatro minutos em animação. Conta história de uma cidade invadida por zumbis e Abner é o rapaz que salva a cidade, mas termina se apaixonando por uma dos zumbis e morre comido por ela.

– “Espetáculo: o mágico e a domadora” de Rafael Jardim – Animação que conta a história de um mágico e sua acompanhante de palco, que também é domadora.

– “Viagem à Lua”  de Daniel Pech – Filme de ficção sobre uma dançarina de sapateado, apaixonada pela arte e sempre aérea, sonhando com sua apresentação.

– “Meu amigo, meu avô” de Renan Montenegro – Mostra de ficção sobre a amizade entre neto e avô.

– “Cores & Botas” de Juliana Vicente – Curta de 15 minutos contando a história de uma menina que sonha em ser paquita.

– “Silêncio, por favor” de Filipe Matzembacher – Documentário ganhador de diversos prêmios em cinema, que conta a história de deficientes auditivos e como vivem no mundo não adaptado a eles.

– “A Céu Aberto” de Alexandre Kumpinski – Mostra sobre artistas de rua que agem na madrugada.

A I Mostra de vídeo da Unicap encerra neste sábado (22) às 11h com filmes de classificação etária livre e às 15h com curtas mais específicos, com classificação de dez anos.