I Feira de Estágios da Unicap movimenta a Semana de Integração

Foto: Carolina Nogueira

Por Débora Rosa e Tiane Souza – Especial para o Boletim Unicap

A primeira edição da Feira de Estágios da Unicap teve terça-feira (23) e prossegue até esta quinta-feira (25). São 12 estandes que dispõem mais de 3 mil oportunidades de estágio e trainee para estudantes de todas as universidades.

A feira é uma parceria entre a Unicap e a empresa Armazém de Idéias. Segundo o professor Hélio Lima, coordenador Geral de Estágio da Católica e organizador do evento, faltava na Semana de Integração da Universidade uma atividade que demonstrasse um maior contato dos alunos com o mundo do trabalho. Segundo ele, a feira cria um vínculo do estudante com as empresas, possibilitando que ele tire suas dúvidas a respeito das mesmas.

A estimativa de público para a feira é de cerca de 10 mil pessoas. A ideia é que a feira aconteça anualmente e que seja ampliada em 2013. Dentre os expositores, a Transamérica oferece estágios na área de comunicação. Os candidatos preenchem um formulário no estande e, durante o processo de seleção, a empresa entra em contato e pede o currículo dos participantes. O cadastro realizado vai para o banco de dados da empresa.

A Coca-Cola Guararapes também está participando do evento e divulga o programa de estágio que ocorre anualmente com pelo menos 30 vagas. Ana Paula, responsável pela área de Recursos Humanos, destaca a visita de mais de 200 interessados ao estande nesta terça-feira (23). O Sebrae também contribui com o programa Sebrae Copa 2014, em que os estudantes cadastram a sua área de interesse pelo site, e recebem informações complementares de acontecimentos e futuros investimentos na área via email.

A SH fôrmas – andaimes – escoramentos também oferece o processo seletivo online no site da empresa, com vagas para arquitetura, administração, técnico em edificações e engenharia. A empresa de Auditoria e Consultoria Deloitte divulga o seu programa de novos talentos, através do qual de 30 a 35 estagiários são selecionados para entrarem na empresa como assistentes. As vagas são para estudantes a partir do 6º período.

Transmissões ao vivo

A Rádio ao vivo, ideia do professor do curso de Jornalismo Vlaudimir Salvador, também acontece nos dias da feira. Os alunos do 1°, 3° e 4° períodos entram com plantões sobre a feira e com as pessoas que estão presentes no evento, além de pedidos de músicas que são enviados para o twitter da rádio e tocados e um jornal que vai ao ar amanhã em sua 1ª edição. Alice Mafra, estudante do 3° período de Jornalismo fala que a experiência com a rádio é muito importante e o ritmo agitado.

O estudante de Jornalismo da Faculdade Maurício de Nassau Adriano Gomes (22) conta que veio à Católica para procurar estágio e assistir às palestras oferecidas paralelamente e à feira. Assim como Adriano, o estudante de Pedagogia da UFPE Anderson Rodrigues Ramos veio à procura de estágio: “Estou trabalhando, mas não estou atuando na área”. Flávia de Oliveira, estudante de Jornalismo da Unicap, esteve na feira com o intuito de tirar dúvidas, saber os caminhos para encontrar um bom estágio, numa empresa confiável e que respeite os direitos humanos.

Além de empresas renomadas, agências de estágio estão presentes na feira. O representante do IEL, Elias José, conta que a feira é uma chance de facilitar a apresentação de oportunidades de estágio aos alunos. O seu trabalho é fazer a ponte entre empresas, assim como também a Prefeitura do Recife, e interessados em estágios. “Os alunos do curso de Administração são os que mais procuram a agência”, afirma Elias, acrescentando que é para esse curso que a maioria das vagas é oferecida.