I Congresso Nacional de Ciências Biológicas oferece diversos minicursos

A Universidade Católica de Pernambuco sempre preocupada em proporcionar um ensino de qualidade aos seus alunos, do qual possam desfrutar de atividades práticas e teóricas para estarem mais habilitados ao mercado de trabalho, está sendo sede de 7 a 11 de novembro do I Congresso Nacional de Ciências Biológicas (Conabio),  promovido  pelo curso de Ciências Biológicas, sob a coordenação geral das professoras Bereneuza Tavares Ramos Valente Brasileiro e  Goretti Sônia Silva, presidente e vice-presidente, respectivamente do evento. O Congresso tem como tema central a “Biodiversidade e Floresta: desafios e perspectivas”.

Uma das possibilidades de troca de experiências e conhecimentos no I Conabio são os minicursos que estão sendo oferecidos. Na manhã de quinta-feira (10), penúltimo dia de atividades do congresso, os profissionais e alunos de Biologia puderam conhecer o trabalho realizado pelo agrônomo e geneticista Tercílio Calsa Junior, professor do Departamento de Genética da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE),  e da bióloga Maria Clara Pestana Calsa, também professora do Departamento de Genética da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE), que ministraram o minicurso de Análise Proteômica.

O minicurso serve de divulgação de uma nova análise proteômica, que é compreendida como algo molecular, do qual se estuda sobre as proteínas. Esse estudo busca respostas sobre como essas moléculas atuam na produção de proteínas nas plantas. “Compreendemos nesse estudo, o motivo pelo qual as plantas apresentam alguns fenótipos, algumas características, quando estão estressadas. Essas características são representadas pelas proteínas que foram expressas e nós estamos estudando o conjunto dessas proteínas”, explica Maria Clara Pestana.

Além do minicurso sobre Análise Proteômica, os participantes do Conabio, também tiveram a oportunidade de participar no mesmo dia dos minicursos de Osteologia Craniana Comparada de Mamíferos e Suas Aplicações na Bioarqueologia, ministrado pelo biólogo Albérico Nogueira de Queiroz, do Núcleo de Arqueologia da Universidade Federal de Sergipe e do Museu de Arqueoligia de Xingó, também da mesma universidade. E do minicurso de Uso de Marcadores Moleculares para Diagnose de Patógenos, ministrado pelas biólogas Maria do Livramento Ferreira Lima, Francinete Carla Nunes Cavalcanti e Claudia Juliana Tabosa Lopes de Castro, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene).