I Congresso Nacional de Biotecnologia realiza sessão técnica

Nesta quarta-feira, 21, o I Congresso Nacional de Biotecnologia (CONBASE) realizou, no salão receptivo da Unicap, uma sessão técnica coordenada pela Profª Drª Gorete Sônia Silva. O momento reuniu, em diversos painéis, pesquisas científicas e trabalhos que foram encaminhados à universidade, selecionados para serem apresentados e avaliados. Os assuntos abordam linhas de biotecnologia, ambiente e saúde.

Um dos trabalhos apresentados foi o da Mélany de Sousa, engenheira civil formada pela Unicap, graduanda em engenharia  agrícola e ambiental na Universidade Rural de Pernambuco. Mélany apresentou o tema Degradações ambientais causadas por ocupações irregulares em áreas de encostas. “Eu sempre tive muita curiosidade pelo assunto e ele se acendeu mais a partir de experiências que eu tive quando trabalhava na Prefeitura do Cabo como engenheira civil, onde eu fiscalizava obras em contenções de encostas. E eu nunca tinha percebido o quanto Pernambuco tinha tantas áreas de risco, e vi mais ainda a desigualdade social do Brasil, principalmente do Recife. Enquanto você via um município que se desenvolvia tanto, economicamente falando, com a chegada de Suape, refinaria, uma parcela da população vivia em condições desumanas. Vi a questão das pessoas doentes que não tinham acesso a saneamento básico, a água tratada, e viviam no risco de perder o pouco que tinham por causa dos deslizamentos”, conta a engenheira.

O público visitante pôde se informar sobre os assuntos tratados e tirar dúvidas. A estudante Nathaly Costa disse que não imaginava que o Recife tinha tantas áreas de risco. “Realmente precisamos acordar e ir atrás de mudança. É muito triste saber que existem tantas pessoas que correm perigo de vida por falhas nas obras e até a falta delas. Então, é urgente a realização de medidas que envolvam essas obras de engenharias estruturais e, antes de tudo, que existam e sejam praticadas as políticas habitacionais”, comenta.