Humanitas em Diálogo traz o fundamentalismo como tema do primeiro encontro do ano

DSC_0469No primeiro evento do Humanitas em Diálogo do ano, realizado na noite desta quarta-feira (25),  o tema abordado foi Direitos Humanos x Fundamentalismo Religioso: uma reflexão à luz dos ataques na França em 2015. Esse foi o primeiro dos vários encontros que devem ocorrer a cada mês e contou com a presença dos professores Gilbraz Aragão e Rodrigo Deodato como convidados. O primeiro é professor do curso de Teologia e do Mestrado e Doutorado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco e pesquisador na área de fundamentalismo religioso com perspectiva em diálogo inter-religioso. Já o segundo é pesquisador da área de Direitos Humanos com foco em Direito Internacional. Organizando o evento e mediando o debate estava Carlos Vieira, ajudante administrativo do Instituto Humanitas Unicap e mestre em Ciências da Religião.

Com um assunto bastante atual e muito abordado na mídia, principalmente após o ataque ao jornal satírico francês Charlie Hebdo, no início do ano, os palestrantes mostraram suas opiniões, explicando a importância de separar a religião do fundamentalismo e responderam às perguntas dos alunos. Para Carlos Vieira, o mais importante era passar aos estudantes que existe uma chance de diálogo. “O nosso foco hoje é transmitir a ideia de coexistência. De que é possível vivermos todos juntos, independentemente da religião, raça e nacionalidade”.