Humanismo e fraternidade como inspiração para a política

IMG_2906O projeto Teologia em diálogo da última quinta-feira (14) teve como tema principal do debate o “Humanismo e fraternidade em Chiara Lubich”, em especial a importância do pensamento da professora italiana para a formação do pensamento político.

A palestra foi apresentada pelo Prof. Dr. Antonio Maria Baggio, do Instituo Sofia, da Itália. O encontro foi realizado no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), no bloco B da Universidade Católica de Pernambuco.

O professor do curso de Teologia da Unicap, Artur Peregrino, ressaltou o significado do evento: “Buscamos com esse projeto realizar um diálogo inverso com outros cursos. As outras graduações, no ciclo básico, estudam disciplinas como Humanidade  e Transcendência.

Aqui, nós podemos receber das outras áreas informações e ideias para um bom debate”, explicou o professor durante a abertura do seminário. As disciplinas Humanidade e Transcendência e Humanismo e Cidadania são ofertadas pelo departamento de Teologia para os demais cursos, ainda nos primeiros períodos.

Assessor de Relações Internacionais da Universidade, professor Thales Castro, apresentou os convidados do evento e acrescentou a importância do diálogo com outras instituições, a exemplo do Instituto Sofia: “Consolidamos o intercâmbio com outras culturas e ampliamos o debate em torno desse projeto”, esclareceu o professor. O projeto Teologia em Diálogo é uma iniciativa do Instituto Humanitas e do curso de Teologia da Unicap. Na edição desta última quinta-feira (14), foram convidados a Cátedra Chiara Lubich e a Faculdade Asces, que são parceiros da Católica.