“Hegel e a Tragédia Grega” é tema de palestra na Católica
|As mais de 70 pessoas que estiveram presentes no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), no 1º andar do bloco B, na última quarta-feira (27), assistiram à palestra “Hegel e a Tragédia Grega”, ministrada pelo coordenador do curso de Filosofia da Unicap, Prof. Dr. Danilo Vaz, que debateu a concepção da dramaticidade poética de Hegel.
No encontro foram debatidos os escritos do filósofo, nos quais ele se debruçou em pensar a condução da tragédia na arte teatral. Observou a centralização focada no protagonista e na afirmação hipostasiada da sociedade. O grande debate entre os líderes da classe alta e o povo. Durante a palestra foi apresentado o pensamento de Hegel acerca do teatro. Para o filósofo, as representações gregas são apresentadas como um fenômeno secundário diante do trágico, não interferindo na formulação da ideia trágica do drama, mas se limitando ao perfil exterior de espetáculo. O professor Danilo Vaz fez uma reflexão do pensamento hegeliano acerca do teatro. Para ele, a arte se encontra fortemente marcada pela filosofia trágica, que se sobrepõe a uma reflexão analítica sobre a tragédia, sendo fortemente intuído no pensamento quando se refere ao pensamento Aristotélico.
A palestra de quarta-feira foi o segundo de três encontros pensados para discutir a obra de Hegel. O terceiro deve ocorrer até o final do primeiro semestre, mas ainda não tem data definida. Para mais informações, o interessado deve ligar para a secretaria do curso de Filosofia, pelo telefone 2129- 4306