Grupo MPB Unicap estreia novo repertório com músicas censuradas durante a ditadura

O grupo MPB Unicap iniciou, nas noites de quarta à sexta-feira (16-18), as apresentações do seu novo show “Com censura: músicas da Ditadura”, no teatro do bloco B. O grupo, que é formado por alunos, ex-alunos e funcionários da Universidade Católica de Pernambuco, tocou músicas censuradas na ditadura militar.

Entre as músicas tocadas estavam Partido Alto, Cálice, Jorge Maravilha, de Chico Buarque; além de Pare de Tomar a Pílula, de Odair José; e Canção da Despedida, de Geraldo Vandré e Geraldo Azevedo. Esta última foi introduzida por um vídeo. Outros vídeos com cenas da época da ditadura e documentos das músicas que passaram pelos censores foram exibidos.

A proposta do grupo é fazer shows temáticos, sempre com o objetivo de contar uma determinada fase da história da Música Popular Brasileira. Sempre tem um contexto histórico que fundamenta os repertórios. Esta turnê já vem sendo ensaiada pelo grupo há um ano. Padre Pedro Rubens, Reitor da Unicap, esteve presente no show da sexta-feira e ressaltou: “Apesar de ter assistido aos ensaios, a apresentação foi surpreendente. Muito bom!”.

O grupo que realizou as apresentações é formado por seis cantores: Natércia Dantas, Ana Tzarina, Juliana Nery, Marina Duarte, Surama Rheis e Diego Oliveira. Na banda: Genilson Pontes no saxofone, Jorge Neto na sanfona, Eduardo Junqueira no baixo, Carlos Lima na bateria, Junior Teles na percussão, Alex Cumaru nos teclados e Percy Marques no violão, na guitarra, na direção musical e compondo os arranjos e direção artística de Naara Santos.