Grupo de Pesquisa do PPGCR visita a Oficina de Brennand
|Com informações do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife
O Grupo de Pesquisa em Transdiciplinaridade e Diálogo Inter-Religioso, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, participou, na última sexta-feira (26), de uma excursão acadêmica à oficina de Francisco Brennand, no bairro da Várzea, no Recife. O grupo foi coordenado pelos professores Artur Peregrino e Gilbraz Aragão e orientado pela Profa. Dra. Véronique Donard.
O objetivo foi apreciar a obra de arte da Oficina, numa visita guiada, e debater com o grupo sobre a dimensão de sagrado que nela transparece. Segundo o professor Gilbraz Aragão, “o conceito de sagrado evoca uma essência fenomenológica das experiências religiosas: como o ambiente da Oficina, contornado de formas sensuais, remete à ou reconfigura a vivência de sagrado? Como a arte e o profano interagem com a religião?”
A Oficina de Brennand, no bairro da Várzea no Recife, surgiu em 1971 nas ruínas de antiga olaria da sua família, cercada de Mata Atlântica e banhada pelo Rio Capibaribe, e vem sendo construída e esculpida pelo trabalho obstinado do pernambucano Francisco Brennand, que está permanentemente transformando a arquitetura e a natureza do lugar pela sua arte.
Acompanhe as fotos da visita: