Governador Paulo Câmara recebe alunos da Católica vencedores em evento internacional de tecnologia

Fotos: Marcela Dubourcq

Os alunos do primeiro período de Jornalismo e Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco, Jeovani Cipriano e Ingrid Holanda, receberam o prestígio e reconhecimento do governador do Estado, Paulo Câmara, pela criação de um aplicativo desenvolvido ainda durante o ensino médio. Eles foram recebidos na tarde desta quarta-feira (5) no Palácio do Campo das Princesas.

O app foi criado quando eles ainda eram alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Desembargador Renato Fonseca. O trabalho do grupo, formado por mais sete estudantes, foi apresentado em algumas feiras de tecnologia no estado, a exemplo do Ciência Jovem. O projeto ficou em primeiro lugar em um evento de tecnologia realizado em Assunção, capital paraguaia.

O idealizador do aplicativo de nome Caça ao Aedes em Jardim Brasil, Jeovani Cipriano, explicou a utilidade do app. “A proposta do aplicativo é principalmente ajudar a população. Chegou uma época que nós recebemos muitas demandas de denúncias na própria escola, por isso o aplicativo ajudou todo mundo a denunciar aonde tem focos do mosquito, além de informar os usuários sobre sintomas, tratamento e todas as informações a respeito as doenças transmitidas. É muito gratificante ver um projeto que nasceu em Jardim Brasil (bairro de Olinda), tomar o reconhecimento local primeiramente e agora ser reconhecido nesta proporção”.

O gestor da escola, Francisco Junior, relembrou o inicio dessa trajetória que proporcionou aos jovens conquistas inesperadas. “O trabalho dos meninos teve inicio com um jornal online no finalzinho de 2015 e no ano 2016 teve uma repercussão muito boa devido às reportagens que eles produziam e colocavam no site. Depois disso, eles fizeram algumas pesquisas na comunidade e perceberam algumas dificuldades, como a ausência de alguns alunos na escola por conta de dengue, chikungunya e zika.

A pesquisa culminou num artigo científico e eles resolveram criar um aplicativo que pudesse ajudar a comunidade a denunciar os focos. Na medida que eles criaram esse app tiveram reconhecimento de vários outros órgãos como secretaria de saúde municipal, estadual e até o ministério da Saúde. Eles participaram do Ciência Jovem e conseguiram o prêmio de destaque Pernambuco, o que levou eles agora pra fora do país. Ficamos muito felizes porque é um trabalho que ultrapassa os muros da escola e ajuda a comunidade”, relatou.

O projeto foi desde o inicio orientado pela professora Jorgecy Cabral, que compartilhou a alegria deste momento. “Eu me sinto muito honrada por está acompanhando essa equipe que fez e continua fazendo um trabalho que mudou a realidade daquele bairro onde está inserida a escola”. Em 2018, os alunos levarão o projeto até o México para uma outra feira de caráter global. Será o único representante brasileiro no evento.