Gestão Portuária tem mercado promissor em Pernambuco
|Quem se inscrever no Vestibular 2013 da Universidade Católica de Pernambuco para o curso de Gestão Portuária estará fazendo uma ótima escolha. O mercado para os profissionais dessa área está aquecido. Esse profissional pode trabalhar em portos, empresas marítimas, empresas de transporte multimodal, empreiteiras e demais instituições ligadas ao transporte marítimo e hidroviário. Logística portuária, negócios portuários, legislação aduaneira e portuária, segurança e controle, gestão ambiental, gestão de pessoas, entre outras, são competências relacionadas ao desempenho desse profissional.
O Tecnólogo em Gestão Portuária é o profissional especializado em atividades da Logística Portuária, atuando como gestor de atividades de armazenagem, distribuição, estoques e transportes, em atividades de exportação e importação. Atuando na área logística de uma empresa, planeja e coordena a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias-primas e produtos.
Ele gerencia redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda ocupar-se do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos.
O coordenador do curso tecnológico em Gestão Portuária da Unicap, professor Sales Vidal, explica que os alunos formados na Católica terão muito mais do que aulas teóricas. Poderão explorar o Complexo do Porto de Suape. Os profissionais formados na Católica poderão atuar em qualquer empresa que desenvolva comércio exterior, relações com governos e operações em portos.
O curso superior tecnológico em Gestão Portuária está oferecendo 60 vagas. A duração é de dois anos. Os interessados no curso podem se inscrever pelo www.unicap.br até esta sexta-feira (7), no www.unicap.br/vestibular. Os candidatos podem realizar a prova, que acontece no dia 15 de dezembro, ou usar a nota do Enem dos anos de 2010 ou 2011. Mais informações pelo fone 2119.4143.