Gestão de Processos Industriais é o tema da III Semana de Engenharia Química da Unicap

A 3º Semana de Engenharia Química da Unicap teve inicio no dia 8 de maio, tendo como o tema central este ano “Gestão de Processos Industriais”. O evento foi organizado pelo Diretório Acadêmico de Engenharia Química que ocorreu no auditório Dom Helder, localizado no térreo do bloco A. No primeiro dia do evento, a empresa convidada foi a Indorama, uma das líderes mundiais no mercado de plásticos e resinas, localizada no Porto de Suape. O evento contou com palestras de dois dos seus funcionários Tarcísio Falcão e Valmir Athayde, que apresentaram a gestão da empresa, compartilharam experiências e falaram sobre o mercado de trabalho na área da engenharia.

Tarcisio Falcão, coordenador de Produção, ficou responsável por falar do processo da produção, as etapas e toda montagem na fabricação. Segundo Tarcísio, o evento promovido pela Católica é importante porque “tem como função abrir a mente dos estudantes e mostrar como devem se comportar na indústria e o que há de novidade nela”.

O encerramento se deu com a fala de Valmir Athayde, gerente de QHSE, que apresentou a gestão de empresa e importância de cada setor para o resultado final do produto. Para Valmir, essa troca de experiência com os estudantes é significativa. “Temos a oportunidade de mostrar para os alunos que em Pernambuco a gente tem grandes empresas e grandes empreendimentos que trabalham com gestão mundial, dando oportunidade de entender como funciona o mercado de trabalho. Espero poder ajudar esses alunos a selecionar qual rumo querem seguir e a área que querem se especializar”.

Os alunos tiveram bastante conhecimento do mercado de trabalho e sua prática no cotidiano. Vitor Dias, aluno de Engenharia Química, líder estudantil representante de todos os alunos do curso pela FENEEQ (Federação Nacional dos Estudantes de Engenharia Química) enfatizou que “a palestra de hoje teve grande importância por mostrar todos os processos de uma empresa multinacional, como a Indorama”.

“A forma como ela trata sua gestão, tanto de pessoas como os processos dela, e como cuida do produto do início até o final desta gestão. Essa palestra foi um vasto conhecimento sobre como uma empresa de grande porte se comporta, dando oportunidade para a gente se espelhar nisso, tanto em empresas de pequeno porte como em um estágio, a gente se portar como pessoa ajudando essa empresa a crescer”

O evento proporcionou minicursos no Bloco A nas salas 708 e 709, ocorreu durante a tarde das 14:00 às 17:30. o primeiro minicurso se tratou das ferramentas Lean. Logo após contou com diversas palestras, havendo troca dos profissionais com os estudantes para incentivar e construir um repertório para os futuros profissionais.