Frei Gilberto Garcia faz palestra na XXII Semana de Estudos Docentes e V Fórum de Funcionários da Católica
|Professores e funcionários da Universidade Católica de Pernambuco foram brindados com a palestra do Frei Gilberto Garcia na noite de abertura da XXII Semana de Estudos Docentes e V Fórum de Funcionários. Ex-reitor da Universidade São Francisco, ex-presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) e atual membro do Conselho Nacional de Educação, ele falou sobre “Universidade Comunitária: da concepção à vivência”.
Se dizendo honrado em voltar à Unicap e participar da abertura de dois eventos tão importantes para a instituição, Frei Gilberto convocou todos os presentes a lutar pela aprovação do Projeto de Lei das Instituições Comunitárias de Educação Superior (PL 7.639/2010). A lei vai representar uma grande conquista para as universidades comunitárias. Vai deixar clara a diferença entre comunitárias e privadas/particulares, proporcionará o aumento do repasse de recursos públicos que ajudarão a custear os estudos de alunos, mediante bolsas, financiamentos e outras formas de repasse de recursos públicos e beneficiará o país com o aumento da inclusão social na educação superior.
“Não podemos ser comparados a instituições privadas. As universidades comunitárias formam um segmento público não-estatal. Não visamos o lucro”, ressaltou o palestrante, reforçando a necessidade da aprovação do marco regulatório do setor. Frei Gilberto enfatizou ainda que é preciso desassociar a imagem das comunitárias do assistencialismo.
Na sua apresentação, ele fez um retrospecto da história do ensino superior no país, desde a criação do Ministério da Educação por Getúlio Vargas em 1930 até a fase de expansão das instituições de ensino superior no Brasil no período entre 1980 e 2000. O palestrante também apresentou um panorama da criação das entidades representantivas das instituições de ensino superior, a exemplo da Associação Brasileira das Escolas Superiores Católicas (Abesc), fundada em 1950 , e da Abruc, criada em 1995, que foi responsável pela inauguração de um modelo mais amplo de associações comunitárias, de caráter político. “A Abruc se tornou uma frente do segmento público não-estatal”, frisou Frei Gilberto.
Ele concluiu a sua apresentação exibindo um vídeo elaborado em Santa Catarina enfocando o papel das universidades comunitárias e os benefícios e vantagens de ser um aluno de uma instituição de ensino superior comunitária.