Fotografia, movimento e dança popular são debatidos na Católica

A relação existente entre a fotografia e o movimento do corpo humano a partir do recorte das danças populares em Pernambuco é tema da palestra de encerramento do projeto Corpo em Movimento – Corpo em Fluxo. O encontro, gratuito e aberto ao público, acontece na segunda-feira (27/11), às 19h, no anfiteatro da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), localizado no 3º andar do Bloco G4.
O Corpo em Movimento – Corpo em Fluxo é uma pesquisa em produção fotográfica autoral sobre o movimento do corpo e a interação com as linguagens da fotografia e das danças populares: caboclinho, cavalo marinho, frevo, maracatu de baque solto e maracatu de baque virado. A fotógrafa Elysangela Freitas, ex-aluna do curso Fotografia e da especialização As narrativas Contemporâneas da Fotografia e do Audiovisual; o professor do curso de Jornalismo Dario Brito; a produtora cultural Luíza Durand; a coordenadora do curso de Jornalismo, Carla Teixeira; e o jornalista Francisco Shimada integram a equipe do projeto.
Durante a palestra, com a presença dos realizadores, serão apresentados os resultados da pesquisa e o blog com todos os detalhes do projeto, além de vídeo-exposição das fotos produzidas. A ação tem o incentivo do Governo do Estado, da Secretaria Estadual de Cultura e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), por meio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE) – Edital 2014/2015. As atividades contam com o apoio do curso de Fotografia da Unicap, do Museu da Cidade do Recife (MCR) e da Associação dos Amigos do Museu da Cidade do Recife (Amuc).
Além de desenvolver um ensaio de fotos autorais sobre o movimento do corpo e a interseção com as linguagens da dança popular pernambucana e da fotografia, o projeto teve como objetivos: refletir sobre o impacto das transformações tecnológicas na linguagem fotográfica e nas narrativas da fotografia, do estático ao movimento; e investigar o uso do movimento como elemento de linguagem na fotografia e na dança popular de Pernambuco.
Dentro da pesquisa, uma oficina gratuita de fotografia também foi realizada no primeiro semestre deste ano, no auditório do Museu da Cidade do Recife | Forte das Cinco Pontas, com abordagens sobre os conceitos de poética e linguagem imagética dentro da fotografia. Os 30 participantes compreenderam a dança como representação cultural e comportamental de indivíduos e grupos, com base em conhecimentos sobre movimentos socioculturais contemporâneos; investigaram os diferentes movimentos artísticos populares da atualidade; e produziram uma série imagens sobre a dança dentro uma manifestação artística popular e outros temas.
“Sou uma entusiasta da cultura popular. Gosto da festa, da dança e da música. Da alegria e da entrega dos brincantes aos brinquedos. Por outro lado, tenho a fotografia como minha vocação para o trabalho e os estudos. Unir duas paixões, neste projeto, com o apoio de pessoas que compartilham dos mesmos sentimentos, é motivo de gratidão. Que possamos ampliar o debate e partilhar novas experiências”, destaca a fotógrafa Elysangela Freitas.
Serviço – Palestra: Fotografia Movimento Dança Popular
Dia / data: Segunda-feira, 27 de novembro
Horário: Das 19h às 21h
Local: Anfiteatro do Bloco G4 – 3º andar – da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista, no Recife