Boletim Unicap

Fórum Inter-religioso apresenta o culto Tenrikyo

O Fórum Inter-religioso desta segunda-feira (13) abordou o culto de origem japonesa conhecido como Tenrikyo (pronuncia-se Tenriquiô). O advogado Rubens Sales e a professora Marluce de Assunção apresentaram alguns dos princípios da religião aos estudantes de Teologia que participaram do encontro.

Tenrikyo significa revelação da razão divina. A religião foi fundada em 1838 pela dona de casa Miky Nakayama que, após uma experiência mística, ficou conhecida como Oyassama (Mãe). Deus teria dito a Miky que desejava fazer dela seu sacrário para salvar a humanidade.

A sede do Tenrikyo fica na cidade de Tenri, no Japão. Entre os preceitos da religião há a crença de que tudo é corpo de Deus, ou Deus-Parens, como Ele é chamado pelos seguidores.

Outra ideia difundida pelos seguidores é a crença de que tudo é emprestado por Deus, inclusive o nosso corpo, e somente o espírito seria propriedade nossa. Os atos maus, que os cristãos

costumam chamar de pecado, no Tenrikyo são chamados de poeiras, que devem ser limpas diariamente. Segundo a professora Marluce, as doenças podem ser fruto dessas poeiras acumuladas. “Muitas vezes Deus nos orienta através da saúde, que tem a ver com o modo da pessoa conduzir a vida”, disse.

Durante o evento foi apresentado um vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação da Unicap sobre a religião, gravado no templo recifense do Tenrikyo, localizado na Avenida do Forte, Bongi. Na gravação, o reverendo Kazuyoshi Sakaguchi fala sobre algumas práticas, como a oferenda de alimentos.

Mais informações sobre o Tenrikyo no site http://www.tenrikyo.com.br . O telefone do templo Tenrikyo no Recife é 3228-2874

print

Compartilhe:

Deixe um comentário