Boletim Unicap

Fórum do Envelhecimento discute a relação idosos x era digital

20150915_145532Os desafios de se conectar a um mundo novo e em constante mudança. Este foi o ponto de partida das discussões em torno da relação entre as pessoas idosas e a Era Digital apresentadas na tarde desta terça-feira (15) durante mais uma edição do Fórum Sobre Questões do Envelhecimento realizado pela Unicap.

“O não acompanhamento dessas atualizações pode gerar a exclusão da pessoa idosa”, disse a gerente da Divisão de Pessoas Idosas da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), Cacilda Medeiros, ao enfatizar que a tecnologia está cada vez mais presente na rotina de todos e nos mínimos detalhes, desde o controle remoto da TV, passando pelo despertadores presentes nos smartphones. A diretora da Divisão da Pessoa Idosa da PCR, Ana Elisabeth Monteiro, também fez parte da mesa.

Cacilda falou dos benefícios proporcionados pela inclusão digital para quem já passou dos 60 anos. “A inclusão digital deve ser usada como reconstrução do conhecimento, valorização de experiências cotidianas e o exercício da cidadania”. Por outro lado, ainda de acordo com Cacilda, o excesso de tempo diante do computador tem seus ‘efeitos colaterais’ como a falta de exercício físico, isolamento e má postura corporal.

20150915_153258Ela também destacou as ações concretas do projeto Navegar é preciso, que oferece cursos de informática para os idosos em comunidades do Recife. Edição de textos, planilhas eletrônicas e uso de redes sociais fazem parte do conteúdo do curso de 40 horas, com aulas duas vezes por semana durante três meses. Um vídeo com depoimentos dos alunos relatava as mudanças na vida de cada um deles depois do curso.

Os benefícios da inclusão digital também foram mostrados pelo outro palestrante da tarde, o coordenador de Ensino à Distância (EaD) da Unicap, o professor Valter Avellar. Ele apresentou dados que comprovam os ganhos de saúde de quem mergulha no mundo digital. “Pesquisas de instituições internacionais demonstram que manter a mente ativa, navegando no Facebook e em sites, ajuda a prevenir o Mal de Alzheimer”.

Mas, como se aproximar desse universo? Procurar um curso de informática; não ter medo de errar; perguntar quando tiver dúvidas; e nunca deixar de se atualizar foram algumas dicas apresentadas por Evandro.

Ele falou ainda sobre as revoluções que a internet vêm provocando no ensino. Os desafios na sala de aula de ‘professores nascidos no século XX, com alunos do século XXI e com metodologia do século XIX’. Evando exibiu um vídeo que ilustra este contexto. Na animação, uma professora dá aula de tabuada fazendo os alunos decorarem os valores.

O diretor chega e anuncia que novos e modernos equipamentos farão parta da sala de aula. O ambiente passa a contar com quadro eletrônico, retroprojetor e um computador para cada aluno. No entanto, a professora usa os recursos para que os alunos continuem decorando a tabuada. “O essencial não é a tecnologia, mas um novo estilo de pedagogia”, explicou Valter.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário