Fórum da Anec discute os princípios da educação católica
|“Uma única educação católica: para que sejamos um só”. Este foi o tema da palestra apresentada pelo Padre Javier Cortes, presidente do grupo SM, no 3º Fórum de Mantenedores da Anec (Associação Nacional de Educação Católica), segunda-feira (20).
Padre Javier falou das dimensões antropológica e cosmológica que devem ser abordadas pela escola católica. Ele usou a experiência cristã como modelo dessas duas dimensões ocorrendo de forma conjunta. “A escola católica deve aportar sentido ao mundo e à pessoa. Não basta ensinar conteúdo se não se dá sentido à pessoa”, disse ao comentar o papel da escola.
Outra ideia apresentada é que o sujeito deve ser construído por meio da ternura e da firmeza, e que Jesus seria um exemplo de equilíbrio entre essas duas características. Ainda comparando a relação educativa com a vida cristã, o padre disse que os discípulos de Jesus se sentiam queridos e acolhidos, em seguida eram chamados e por fim acompanhados e renovados, o mesmo devendo ser feito em relação aos alunos.
O papel dos pais também não foi esquecido, e padre Javier lembrou que a família deve estar em contato permanente com os educadores. É preciso dedicar muito tempo a conversas com os pais não apenas sobre temas relacionados às atividades da escola. Na conclusão, o religioso destacou que o espaço de ensino é um lugar privilegiado para a comunicação da visão cristã.
Padre Javier Cortes é diretor geral do Grupo SM, que realiza projetos na área de educação na Espanha e na América Latina.