Forró e muita animação: aula inaugural com Geraldinho Lins arranca aplausos do público

Fotos: Rafael Sabóia

“Aproveitem! Vocês estudam na Universidade Católica”. O conselho foi do artista e ex-aluno da Unicap, Geraldinho Lins, que na manhã desta terça-feira (07), realizou uma animada aula inaugural para acolher os calouros na instituição. O show aconteceu no auditório G2, localizado no bloco G da Universidade, e teve como tema: “Eu vou mostrar para vocês…”, em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga.

Mesmo estando na França para participar de um colóquio organizado pelo Observatório da Santa Sé na sede da Unesco, o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, fez questão de desejar as boas-vindas aos novos alunos, através de um depoimento gravado em vídeo. “Optamos por recepcioná-los de uma forma mais cultural e nada melhor do que Geraldinho para dar essa aula para vocês e, quem sabe, despertar o lado artístico de cada um. Ele tornou o forró mais próximo da juventude. É impressionante o público que ele consegue agregar”, destacou.

Pé de Serra: Canções do artista também fizeram parte do repertório musical

A música “Sala de Reboco”,  do mestre Gonzagão, foi escolhida para a abertura da apresentação. Durante o show, o cantor fez questão de reiterar a importância do “Rei do Baião” para a sua formação artística. “O conjunto da zabumba, triângulo e sanfona foi criado por Gonzaga. O resultado da harmonia desses instrumentos pode ser ouvido aqui hoje. Na obra de Luiz Gonzaga tudo está inserido: o sertanejo e a superação. E é exatamente isso que marca o período que vocês estão passando agora. Eu estou muito feliz em participar de uma aula-espetáculo em homenagem a esse grande artista”, enfatizou.

Nem a timidez teve vez para a maioria dos estudantes que,  apesar de serem novos na instituição, já se sentiam em casa. Primeiro as palmas, depois um coro entoava as músicas mais conhecidas do artista. E foi questão de minutos para que uma animada quadrilha tomasse conta do corredor do auditório.  “Amor do Sertão”, “Anjo Querubim”, “Xote da Saudade”, entre outros inúmeros sucessos acolheram os vestibulandos.

“Eu achei perfeito. Comentei com os meus amigos que estudam na UFPE e eles ficaram morrendo de inveja. Lá não tem isso. Acho válido esse momento de descontração, principalmente para nós que estamos chegando agora. A impressão que ficou é que, realmente, a Católica é muito acolhedora”. A declaração foi de Tatiana Brenand, 20 anos, estudante do primeiro período de Direito.

Herton Ramon, 17, novo aluno de Administração da Unicap ressalta a importância de ter sempre algo novo nas Universidades. “Eu nunca fiquei sabendo de nada parecido com o que houve aqui. É muito diferente. Achei legal a iniciativa”, concluiu.

Douglas Henrique - Aluno do 7º ano do Liceu

Além dos vestibulandos, os dez melhores alunos de 2011 do Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios, acompanhados pela orientadora da escola, Maristela Velozo, foram convidados pelo Reitor para participarem do evento. O sentimento era um só: satisfação.  O pequeno Douglas Henrique, 11 anos, está cursando o sétimo ano, mas já sabe bem a carreira que quer seguir e onde quer estudar. “Pretendo fazer Administração aqui na Católica. Eu estou aqui hoje por mérito meu. Quero conseguir um bom emprego no futuro, por isso procuro me dedicar sempre aos estudos”, disse.

Amanhã, (08), a partir das 19h, Geraldinho Lins fará uma nova apresentação. Dessa vez, para acolher os calouros da noite. O show também acontecerá no auditório G2.

Mesa – Antes da apresentação de Geraldinho, o assessor cultural da Universidade, Leo Tabosa, convidou para compor a mesa a Pró-reitora Acadêmica, Aline Grego, o Pró-reitor Administrativo, Luciano Pinheiro, e o Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio.