Forró Culé de Xá vai participar de Festival Internacional em Cabo Verde

Por Carolina Oliveira

Integrado por um funcionário, um aluno e um ex-aluno da Católica, o Forró Culé de Xá vai representar a cultura nordestina em Cabo Verde, África. O grupo foi convidado pela Embaixada do Brasil em Cabo Verde para participar da XX Edição do Festival Internacional Sete Sóis Sete Luas, que acontece entre os dias 9 e 12 de novembro deste ano. O evento vai acolher grupos culturais do Brasil, Cabo Verde, Croácia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos e Portugal.

A paixão de jovens universitários da capital pernambucana pela cultura nordestina já tem um destino certo para onde se perpetuar. Com o objetivo de cultuar o forró pé-de-serra como ritmo universal a partir do inigualável trabalho dos mestres Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, os oito integrantes do Forró Culé de Xá vão alçar voo com destino à África. Com o projeto “Luiz Gonzaga: a Asa Branca do Sertão”, eles prestarão uma homenagem ao Rei do Baião.

A oportunidade, segundo o Produtor Executivo do grupo, Astrogildo Júnior, veio em ótima hora: “O convite veio para destacar todo o legado deixado pelo eterno Rei do Baião, e para comemorar o seu centenário de nascimento. Dessa forma, vai haver uma expansão do território de atuação e a possibilidade de intercâmbio com outros grupos e artistas”, pontuou.

O Festival vai buscar firmar um diálogo intercultural, além de promover a mobilidade dos artistas dos países envolvidos, criando, assim, formas originais de produção artística. “A abrangência e estrutura merecem todo o respeito, empenho e dedicação dos grupos. O fato de sermos selecionados, dentre tantos outros, demonstra que o trabalho desenvolvido até o momento é de qualidade. Isso possibilita à Culé de Xá ultrapassar os limites territoriais nacionais, a fim de desempenhar seu papel de defensora da cultura e da música nordestina”, avaliou o grupo.

O primeiro concerto vai acontecer na cidade de Ribeira Grande, localizada na Ilha de Santo Antão; o segundo, na Cidade Velha, que fica na Ilha de Santiago; a terceira apresentação vai ter a cidade de Tarrafal, na Ilha de Santiago, como cenário; e a quarta apresentação, por fim, vai acontecer na cidade de São Filipe, localizada na Ilha de Fogo.