Boletim Unicap

Fisioterapeuta do Sport faz palestra no 3º Simcomfisio

IMG_20160317_100240833 O Dr. Bruno Gilberto, fisioterapeuta do Departamento de Futebol do Sport, fez palestra na manhã desta quinta-feira (17), no 3º Simpósio Comunitário de Fisioterapia, realizado na Universidade Católica de Pernambuco. Ele falou sobre “Fisioterapia Esportiva para atletas de alto rendimento”.

Em entrevista concedida à equipe da Assessoria de Comunicação da Unicap, Dr. Bruno falou sobre os riscos da prática esportiva sem orientação de profissionais, sobre o extenso calendário de jogos das equipes de futebol e a respeito da importância de outras especialidades para a recuperação do atleta. Confira:

Assecom: Dr. Bruno, em determinado momento da palestra o senhor falou que o atleta é sempre um paciente em potencial, por quê?

Dr. Bruno: O atleta vive em constante estresse físico e isso faz com que  ele tenha sempre maiores possibilidades de se lesionar, então por conta disso é importante uma equipe interdisciplinar para minimizar não só o risco de uma lesão física, mas também uma lesão mental.

Assecom: Então trabalhar o psicológico do atleta é tão importante quanto o físico. É isso?

Dr. Bruno: É um dos pontos mais importantes. O atleta precisa sempre estar motivado a realizar a sua atividade esportiva, ele precisa muito estar motivado a querer ganhar o jogo, porque na situação de lesão todos os fatores não estão favoráveis para ele e o atleta tem que realizar aquele movimento da melhor forma possível. O fator psicológico é algo bastante positivo. Se ele está com alguns processos que interfere no psicológico, fatores externos, isso com certeza vai interferir na sua recuperação.

Assecom: Aqui no Brasil temos um calendário muito cheio se tratando de futebol, até que ponto isso dificulta o trabalho do Departamento Médico do clube?

Dr. Bruno: É nesse momento que o fisioterapeuta trabalha mais, muito mais (risos), porque somos os profissionais que mais vão ser cobrados para recuperar o atleta para que ele volte a treinar e, consequentemente, a jogar. No Sport, além do trabalho preventivo, o objetivo é fazer com que esse atleta fique bem. Por conta desse calendário em que os atletas têm menos de 72 horas de descanso para jogar novamente, muitas vezes é mais importante ele se recuperar do que treinar por exemplo.  O fisioterapeuta vai trabalhar nesse processo de recuperação.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário