Filósofo alemão abre a Semana de Filosofia da Unicap com palestra sobre ética no futebol

DSC_0072Foi com o auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas lotado que teve início na noite de ontem (22) a 35ª Semana de Filosofia da Unicap. Os convidados para o evento de abertura foram o Prof Dr. Christian Iber, da Universidade Livre de Berlim; e o professor do curso de Filosofia da Unicap, Karl-Heinz Efken, que trabalham em pesquisas relacionadas à fundamentação filosófica da ética e debateram sobre o tema: as sete teses filosóficas sobre a ética no futebol, partindo de uma análise de textos de pensadores como Nietzsche e Karl Marx a respeito do papel filosófico e social que o esporte, em especial o futebol, exerceu nas sociedades ao longo dos anos, desde sua criação até os dias de hoje.

DSC_0068

A Semana de Filosofia é um evento anual do curso de Filosofia, que já vem sendo realizada a 35 anos. O evento tem como principal objetivo a realização de um dos eixos do processo pedagógico, o eixo ético. O projeto pedagógico do curso de Filosofia se divide em 3 eixos: o eixo ético, o epistemológico e o antropológico. Anualmente é escolhido um dos eixos e, em seguida, é realizada uma série de eventos. Além disso a Semana de Filosofia também é uma oportunidade de socialização das pesquisas do curso e de pesquisadores de universidades do Brasil e do mundo.

O evento seguirá até o dia 26 de setembro (sexta-feira), apresentando a cada dia um novo debate a respeito dos mais variados temas da filosofia, além de uma série de programações ao longo da tarde.