Feira de Profissões é aliada na hora da escolha profissional

Dúvidas, insegurança e falta de informação. Essas são palavras que acompanham a grande maioria dos jovens que se encontram no ensino médio e começam a se deparar com uma necessidade: escolher a profissão que querem seguir. Diante dessa fase, é importante que haja um aconselhamento e esclarecimento do papel que cada profissional exerce dentro do mercado de trabalho. E, pensando nisso, a Escola Nossa Senhora do Carmo realizou, na última quinta-feira (30), a Feira de Profissões.

Entre outras instituições, a Universidade Católica de Pernambuco marcou presença com mais de uma dezena de professores e seus respectivos cursos. Foram eles: Alice Neves, Ricardo Magalhães e Conceição Silveira – Direito; Goretti Sônia – Ciências Biológicas; Alexandre Figueirôa – Jornalismo; Rosilei Montenegro – Turismo; Cristina Brito – Fisioterapia; Felicíssimo Costa – Engenharia; José Alexandre – Economia; Célia Regina – Psicologia; Liana Figueira – Engenharia Ambiental / Química. Todos os profissionais ficaram a disposição dos estudantes no período da manhã para tirar dúvidas.

Para a professora Goretti Sônia, esse contato permite uma troca de informações entre os estudantes e os já profissionais. “Aqui, além de eles entrarem em contato com a ciência acadêmica e tirar dúvidas, nós podemos quebrar com algumas diretrizes que a sociedade passa erroneamente”, afirma. A professora Goretti se refere à ideia equivocada de que um profissional de Ciências Biológicas tem, apenas, a possibilidade de lecionar. “Há várias outras áreas de atuação, como a genética molecular e a zoologia aplicada”, destaca.

No local, os professores da Unicap entregaram ainda panfletos com informações sobre os cursos e a universidade. “Fui questionada sobre preços das mensalidades e fiz questão de mostrar os projetos e bolsas que oferecemos para os estudantes da Católica”, afirma a professora de Fisioterapia, Cristiana Brito. Segundo ela, as oportunidades são várias, e o encontro “é o passo inicial para plantar uma sementinha e estimular os alunos a buscar mais informações”, conclui.

Curiosa pelas áreas de Jornalismo e Fisioterapia, a estudante do 1°ano da escola Ana Carolina garante que o encontro foi esclarecedor. “Tive contato com os professores dos dois cursos e fiquei sabendo de muito mais coisas do que eu tinha pensado”, afirma. Já para Estela Carneiro Moraes, as dúvidas continuam, mas não por falta de esclarecimento. “Fiquei sabendo mais sobre os cursos que estou em dúvida e gostei muito dos dois”, afirma a estudante ao se referir aos cursos de Engenharia e Administração.

O evento superou as expectativas da diretora da escola, Ir. Maria Cícera dos Santos Feitosa, e da coordenadora do evento, Ana Ulisses. “Nós nunca tínhamos feito uma feira de profissões nesse estilo (com bate-papo e painel), e foi muito positiva a mudança. Nossos alunos já deram um retorno positivo antes do término do evento e estão gostando muito”, declara a Ir. Maria Feitosa.

Abaixo segue vídeo com professora e coordenadora do curso superior de tecnologia em Gestão de Turismo, Rosilei Montenegro. Nele, ela aborda como foi a feira e fala um pouco da área de trabalho de uma profissional de turismo.