Feira de Economia Solidária é realizada na Católica

A Universidade Católica de Pernambuco sediou nesta quarta-feira (16) mais uma edição da Feira de Economia Solidária. Durante todo o dia, alunos, professores e funcionários puderam conhecer e adquirir os mais variados produtos comercializados pelas organizações coletivas que participaram do evento.

A economia popular solidária articula espaços entre pessoas, povos e saberes, com reflexos sociais, políticos e culturais em diversas práticas que privilegiam a autogestão e o desenvolvimento sustentável. As novas organizações econômicas valorizam o ser humano na sua integridade ética, sob a ótica da inclusão social e da educação ambiental. A economia solidária reúne, em diversas partes do mundo, milhões de homens e mulheres organizados de forma coletiva, gerindo seu próprio trabalho.

Os Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) são organizações coletivas, tais como associações, cooperativas, empresas, autogestionárias, grupos de produção e clubes de trocas cujos sócios são trabalhadores urbanos e rurais, na sua quase totalidade proprietários ou coproprietários exercendo a gestão coletiva das atividades e da alocação dos seus resultados. Os objetos vendidos vão do artesanato a produtos alimentícios.

Os Espaços de Comercialização da Economia Solidária – ESCOES são organizados pelo projeto Ramá, que é uma organização sem fins lucrativos e desde sua fundação em 1992 realiza atividades voltadas ao desenvolvimento humano, social e econômico, em parceria com o Instituto Humanitas Unicap.