Fé e Alegria teve aula inaugural do Pré-universitário

Na quarta-feira (8), a Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social, deu início às atividades acadêmicas do Pré-universitário, que neste ano recebe um novo nome, o  Gapa (Grupo de Apoio Pré Acadêmico). A saudação de boas-vindas aos novos alunos foi realizada no auditório G1 da Universidade Católica, às 14h.

A aula inaugural iniciou com um vídeo de apresentação do Fya no Brasil. A pedagoga do projeto, Geize Araújo, deu as boas-vindas explicando que as matrículas iniciaram na terça-feira (7) e vão até a sexta-feira (10). O coordenador geral, Glauco Filho, falou com os alunos sobre sonhos. “A Fundação Fé e Alegria acredita que quando a gente sonha sozinho é apenas um sonho, quando a gente sonha em conjunto se torna realidade. Sonhar junto, é isso que convido vocês hoje”, contou.

A coordenadora pedagógica, Graziela Almeida, disse que era com muita alegria que via o auditório repleto de sonhos e de pessoas que acreditam e que têm potencial para realizá-los. “Porque só quem tem força e fé consegue conquistar o que deseja”, falou. Também explicou sobre a proposta pedagógica, que visa o desenvolvimento integral, em todos os sentidos.

Logo após, a pedagoga Geize Araújo falou sobre o edital, e a respeito do processo de nivelamento que os alunos estão passando. Um total de 1.189 estudantes fizeram a primeira prova, que incluiu língua portuguesa e matemática. Desses, 490 foram aprovados para a segunda etapa que começa quinta-feira (9) com aulas até o dia 29 de fevereiro, onde terão que fazer mais um teste para selecionar 350.

A assistente social Catarina Santana explicou o que é o perfil socioeconômico e tirou dúvidas sobre a documentação necessária. O ex coordenador do Fé e Alegria em Pernambuco Luiz Justino confessou que sempre gosta de ver a Fundação cheia desde 2008, e mencionou que os índices de aprovação no final do ano também estão cada vez maiores. “Valorizem os professores que vocês tiverem, cheguem perto, aproveitem. Com isso todos ganham”, aconselhou. Também falou que toda universidade tem três grandes pilares: ensino, pesquisa e extensão – “que tem a responsabilidade de levar todo o conhecimento que é produzido na universidade para a comunidade”, explicou Justino.

A pedagoga Geize Araújo convidou alguns ex alunos 2011 do Fya em Pernambuco para falarem um pouco sobre suas experiências, como os estudantes Caique Luís Batista, Malena Melo e Júlio Cirne. Geize também apresentou um dos novos professores, Rahmés Stephanus Ferreira, que foi aluno da Fundação em 2010. “Para mim, é uma grande honra ter sido aluno e agora poder ensinar aqui”, contou Rahmés.

A psicóloga Rosália Albuquerque enfatizou que essa oportunidade é muito importante para eles. “A gente entra com 50% dando estrutura, aulas e apoio, e vocês entram com os outros 50% se esforçando e estudando”, disse. Geize Araújo apresentou toda a equipe de professores, funcionários e estagiários do Fya PE de 2012 e, em seguida, foram retomadas as atividades de matrículas.