Fé e Alegria realiza primeira atividade do mês de setembro do Magis Vida

Nessa terça-feira (04), a Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya),  o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE) e o Liceu de Artes e Ofícios, teve a primeira aula do mês de setembro do Projeto Magis Vida. As atividades são voltadas para 30 adolescentes do Apoio Pedagógico e acontecem sempre às terças e quintas-feiras no Liceu, das 13h às 16h.

A psicóloga formada na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Ananda Kenney, iniciou falando de uma atividade que ela fará com os usuários durante todo mês de setembro, onde terão uma caixa da amizade (como uma de correio), e em todas as terças e quintas-feiras, cada um deixará um recado ou um agrado para o seu amigo oculto, depois de um sorteio feito com o nome de todos que fazem parte do projeto. “A idéia é que a cada semana a gente vá demonstrando carinho pela pessoa que a gente tirou. O mais legal é que se você tirar alguém que você não gosta, você terá uma oportunidade de exercitar o perdão e de conviver em grupo”, explicou Ananda.

Em seguida, o aluno Micaio Andrade (14) leu um texto que ele mesmo escreveu, sobre alcoolismo, e debateu com a turma sobre o tema depois, onde além de todos participarem, também aproveitaram para contar histórias reais. Logo após tiveram um intervalo de 15 minutos.

Ao retornar as atividades, os alunos Marcelo Vieira (15), Ademilton Nunes (17) e Clecio Faustino (16) apresentaram uma peça de teatro abordando o tema da violência e drogas. O estudante Marcelo Viera também apresentou outra peça, um monólogo, sobre superação.  Logo após os usuários receberam a camisa do projeto e foi feito o sorteio do amigo oculto.

Essa ação tem o intuito de fortalecer os vínculos familiares dos beneficiários para que possam atuar como agentes transformadores e executores de ações vinculadas à prevenção ao uso das drogas e diversas instâncias parceiras: famílias, escolas públicas, comunidade e outras instituições que trabalham com crianças e adolescentes, além de auxiliar os beneficiários de forma que eles possam apresentar e divulgar uma campanha educativa em escolas da rede pública de ensino, guiada pelos princípios de prevenção ao uso das drogas no sentido de fortalecer a apropriação de informações e ampliação de conhecimentos referentes aos temas propostos no projeto.