Fé e Alegria realiza gincana para os alunos do GAPA

Nesta quinta-feira (1º), aconteceu a gincana de conhecimentos para os alunos do GAPA  (Grupo de Apoio Pré-Acadêmico tradicional) das turmas da manhã e da tarde, promovido pela Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). As atividades foram realizadas na quadra do bloco “A” da Católica.

Para iniciar, a psicóloga Rosália Albuquerque fez uma atividade de relaxamento com os alunos,  pedindo para eles fecharem os olhos e pensar um pouco sobre toda a caminhada que eles fizeram ao longo do ano, respirando devagar para acalmar. Em seguida, fizeram um alongamento para dar uma esticada e diminuir a tensão. Cada um pegou uma bexiga, escolhendo a cor de acordo com o que estavam sentindo no momento e depois cada um falou um pouco desse sentimento. “Peguei a cor vermelha porque simboliza o Fya”, falou a aluna Rebecca Rodrigues. “Eu escolhi a cor verde porque representa a esperança”, disse o estudante Rafael Luís. Todos encheram a bexiga e estouraram a bola. “A prova não é fácil, é cansativa, mas vocês estudaram. Relaxem e aproveitem muito”, aconselhou Rosália.

Os alunos foram divididos em dois grupos: a equipe verde e a amarela. Para a primeira brincadeira do dia, os estudantes tiveram que amarrar no pé com uma fita uma bola de bexiga que continha uma pergunta dentro de cada uma sobre química e biologia. Quem acertasse mais perguntas vencia mas, para isso, um time tinha que estourar a do outro. Os professores Rafael Ribeiro, Denilson Santos ficaram na equipe amarela e o professor Rahmés Stephanus e a pedagoga Nair Moura ficaram na verde. Os alunos tinham também como missão protegerem os professores do seu time. A vitória ficou para o grupo verde.

A segunda brincadeira foi a “corrida maluca”, onde os times se dividiram em dois e metade foi para o grupo verde e a outra para o grupo amarelo. O objetivo era buscar o integrante do seu grupo para trazê-lo de volta para o seu lado.  Quando a música parava, uma pessoa de cada equipe que estava no meio dos dois grupos, tiveram que responder uma pergunta sobre matemática (o grupo poderia ajudar).  Quem venceu dessa vez foi a equipe amarela.

Para a última brincadeira do dia, os alunos formaram duas fileiras (uma da equipe verde e outra da amarela) onde, na ordem, cada um teve que responder a uma pergunta sobre história e filosofia e, depois, voltar para o fim da fila. Quem errasse a resposta era melado de tinta pelo adversário. O resultado foi  o empate. O dia terminou com uma partida de vôlei e de queimado ao som de músicas bastante animadas e com um lanche natural. Os alunos saíram mais tranquilos depois da gincana.