Fé e Alegria realiza aulão de Ciências da Natureza

A Fundação Fé e Alegria em Pernambuco (Fya), juntamente com a Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realizou sábado (24), às 8h, no auditório G1 da Católica, o aulão de Ciências da Natureza do curso Pré-universitário. Na abertura do aulão, foi exibida uma apresentação de slides com fotos dos alunos e professores do Fya.

A primeira aula do dia foi de química com o professor Sérgio Passos, sobre o universo. Ele falou do céu noturno, Cristóvão Colombo (1492), Heliocentrismo (a Terra passou a não ser mais o centro do universo), Nicolau Copérnico e Johannes Kerples, o sistema solar, Issac Newton, galáxia de Andrômeda, planetas, radiação cósmica de fundo, expansão do universo e sua origem, a abundância dos elementos, o sol, a tabela de Medeleero, distribuição eletrônica de Limus Pauling e a substãncia. Sérgio Passos terminou sua aula com a frase “é com o conhecimento que podemos dominar o mundo”.

Bióloga Maria Clara
Professor Hugo Magnata, Manuela Cunha, Sérgio Passos, Diogo Gomes e Thuania dos Anjos

Com o tema “evolução da vida”, a professora de biologia, Thuania dos Anjos, iniciou falando sobre fixismo, Charles Darwin, Lamarck e Alfred Russel, as evidências evolutivas, estruturas anílargas e homólogas, órgãos vestigiais, o estudo dos fósseis e a teoria da seleção natural das espécies. Logo após, foi a vez da professora convidada, a bióloga Maria Clara (formada pela Unicap), e ex-professora do Fya, que deu uma aula sobre a poluição do ar, explicou os compostos sulfurosos e os nitrogenados, sobre o monóxido de carbono,a chuva ácida, efeito estufa e a distruição da camada de ozônio. Depois de resolver com os alunos cinco exercícios do Enem de anos anteriores, todos tiveram um intervalo de 15 minutos para o lanche.

Em seguida, a professora Manuela Cunha exibiu um vídeo em comemoração ao ano internacional da química. Contou um pouco da história da cientista Marie Sklodowska, do seu marido Pierre Curie (que juntos ganharam o prêmio Nobel da física), e do físico Antoine Becquerel. Falou sobre a descoberta da radioatividade e a instabilidade do átomo radioativo. Explicou também sobre a radiação Alfa, Beta e Gama. O professor Hugo Magnata continuou a aula explicando sobre a radioquímica, fissão e reator nuclear, acidente Chernobyl, aplicações na agricultura e contou um pouco sobre os italianos Emilio Segrè e Erico Ferm.

O professor Anderson Gomes, de biologia, com o tema “Poluição ambiental: Lixo”, falou sobre os problemas do lixo urbano e do humano, da poluição da água e do solo, eutrofização e concentração de poluentes (consequências do acúmulo). Para concluir as atividades do dia, a pedagoga Geize Araújo realizou um sorteio de bolsas e camisas da fundação Fya para os alunos e convidados do aulão. Os ganhadores foram Alyne Martins Gomes, Pedro Igor, Diogo Moura, Jackson Robson, Renata Moreno dos Santos, Josenildo, Danielle Ribeiro Guerra, Raone Marques Moreira, Rhayanne de Cássia, Welton, Stephanie Rayanne, Nadla Alburquerque, Priscila Guimarães, Ana Maria e Ennzo Pedrosa Moniz.

Depois das premiações, o professor Pablo Matheus (tocando guitarra elétrica) junto com o professor Pablo Dantas fez uma “encenação dramática” com trechos do livro “Antologia Poética”, de Vinícius de Moraes. Em seguida, Pablo Dantas leu o poema que o aluno Erick Bernardino escreveu em homenagem ao seu amigo, o ex-aluno do Fya, Everton Araújo, que faleceu na terça-feira (20).