Fasa relança ‘Camisas Poéticas’
|Quem passou pelo hall do bloco A no começo da noite desta sexta-feira (8) se deparou com um palco montado especialmente para o relançamento do projeto Camisas Poéticas, que tem o apoio da Fundação Antônio dos Santos Abranches (Fasa). A iniciativa presta homenagem a poetas com versos estampados em camisas que são vendidas na loja da Fasa. Os versos da poetisa e secretária do Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, Cida Pedrosa, foram os escolhidos para a retomada do projeto.
Nascida em Bodocó, Sertão do Estado, Cida Pedrosa ganhou notoriedade ao se destacar no Geração 60, movimento de mulheres que declamavam poesias e vendiam livros. “Este foi um movimento dos mais importantes para a literatura de Pernambuco”, disse a professora Elisabeth durante a apresentação da homenageada.
Já no clima de Dia das Mães, os filhos de Cida, Francisco e Vladimir, declamaram poesias escritas por ela. “Sinto-me à vontade nesta casa que é e sempre foi um espaço de muita alegria, de vanguarda tanto na literatura quanto na política”, disse Cida ao fazer os agradecimentos a Izabel, a Elisabeth e ao Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio.
Surgimento – Inicialmente batizado de Palavra de Mulher, o projeto foi idealizado em 2010 pela gerente executiva da Fasa, Izabel Oliveira, e pela professora Elizabeth Siqueira (coordenadora do Intercâmbio Estudantil da Pró-reitoria Comunitária). A primeira escritora homenageada foi Maria do Carmo Barreto Campello de Melo, membro da Academia Pernambucana de Letras.