Fasa entrega donativos de campanha para mulheres

O clima de solidariedade e agradecimento tomou conta da Fundação Antonio dos Santos Abranches (Fasa), na tarde desta segunda-feira (9), durante a entrega dos donativos arrecadados durante o mês de março. A ação fez parte das celebrações pelo Dia Internacional da Mulher. Ao longo de aproximadamente quatro semanas, foram arrecadados objetos de higiene e cuidado pessoal para mulheres em vulnerabilidade social.

O material foi entregue à representantes da Pastoral da Mulher, Espaço Mais e Pastoral do Povo de Rua. Pontos de coleta foram instalados na loja da FASA, no térreo do bloco A; na Diretoria de Gestão Escolar (DGE) no térreo do bloco G; na Biblioteca Central; e no Instituto Humanitas Unicap (térreo do bloco B).

Adriel Quirino, do Grupo Samaritanos, fala das atividades desenvolvidas pelo grupo, que sai toda quarta-feira para auxiliar pessoas em situação de rua, atendendo mais de 280 pessoas por semana percorrendo rotas por diferentes bairros do Recife. “Esse projeto conta com doações próprias para ele, então fazemos arrecadações. Todas essas doações da FASA vão ser convertidas para as rondas que acontecem toda quarta-feira”, explicou Adriel.

“A importância desse projeto é o apoio, o carinho que levamos a essas pessoas”, destacou Rita Nascimento, representante do Espaço Mais. Ela também ressaltou o valor da visibilidade para as mulheres que receberão os donativos: “É dizer para essas mulheres ‘eu posso ver você’, é assim que essas mulheres se sentem quando essas doações chegam: vistas. É sobre ver e ser visto, é um abraço, um colo. Estamos dizendo ‘estou aqui com você, sua dor é a minha dor’ para essas mulheres”.

A gerente da Fasa, Izabel Oliveira, foi quem organizou o projeto na Unicap. Ela explicou como surgiu a iniciativa: “O projeto teve início ano passado, quando eu ouvi depoimentos de algumas pessoas, como a Rita do Espaço Mais, sobre a condição em que as reeducandas vivem quando a política pública não consegue atender. Começou daí, da procura do que podemos fazer para ajudar, dessa forma emergencial, essas mulheres. É importante desenvolvermos essa solidariedade e a nossa consciência”.