Fasa celebra novo momento institucional e 34 anos de história
|A manhã da sexta-feira(26) para os funcionários e colaboradores da Fundação Antônio dos Santos Abranches (Fasa) foi dedicada a um encontro institucional, motivacional e comemorativo pelos 34 anos de criação da Fundação, completados no dia 3 de abril. Na ocasião, os participantes foram recebidos com um delicioso café da manhã e, em seguisa, assistiram às palestras do Pró-reitor Comunitário, Padre Lúcio Flávio Cirne, do Pró-reitor Administrativo, Luciano Pinheiro, e da gerente executiva Izabel Oliveira.
Durante a palestra, Padre Lúcio destacou a história daquele que pode ser considerado – segundo o Reitor Pe. Pedro Rubens – o primeiro Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, o Padre Antônio dos Santos Abranches, que dá nome à Fasa. Os funcionários conheceram a vida deste membro atuante da Companhia de Jesus. De nacionalidade portuguesa, ele nasceu no dia 3 de fevereiro de 1898. Abranches veio de uma família tradicional e firmada na fé católica. Ingressou no noviciado dos jesuítas, em Múrcia, na Espanha. De 1922 a 1925 foi professor de Português, Inglês, Ciências Físicas e Naturais, no Colégio Nóbrega, no Recife. Em 1943, se destacou, sendo um dos responsáveis pela estruturação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Manoel da Nóbrega. O Padre Lúcio lembrou a atuação que Abranches teve no processo de construção da Unicap, sendo o seu primeiro Ecônomo Geral, em 1951. “Ele construiu, em menos de 10 anos, os blocos A e C, deixando prontas as estruturas do bloco B e a Capela”, lembrou Padre Lúcio, afirmando também que foi durante sua administração que se deu a concretização da compra do Colégio Arquidiocesano – atual prédio da Fasa -, transformando-o em Colégio de Aplicação.
Izabel Oliveira desenvolveu um trabalho em grupo, focando a identidade da Fasa. “A ideia é que reflitamos sobre uma experiência extraordinária, um ponto alto na sua vida profissional. Quando se sentiram mais cheios de ânimo, mais engajados e orgulhosos por terem realizado alguma atividade, espero que pensemos juntos sobre o que mais valorizamos em nossa vida, no nosso trabalho e em nossa organização. Estamos passando por um intenso processo de reestruturação. Esse encontro de hoje é mais uma etapa implementada”, falou a gerente.
O Pró-reitor Luciano Pinheiro abordou pontos pertinentes à atuação da Instituição. Explicando o que é uma Organização do Terceiro Setor, sustentabilidade institucional, uma Fundação; quais as instituições que fazem parte do terceiro setor; apresentou o estatuto e o organograma da Fasa.
ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR – As bases estruturadoras estão fincadas no campo social e não no econômico. Fazem parte: ONGs, fundações, associações, sindicatos, entidades religiosas, dentre outros.
SUSTENTABILIDADE INSTITUCIONAL – A noção de ser sustentável está ligada em conseguir prover as necessidades das gerações presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras em garantir suas próprias necessidades.
FUNDAÇÃO – São pessoas jurídicas de direito privado ou de direito público, com fins não econômicos, constituídas para servir a uma determinada finalidade, de cunho religioso, moral, cultural ou de assistência. A fundação somente poderá constituir-se para fins religiosos, morais, culturais ou de assistência.
Logo após, os funcionários assistiram a um vídeo motivacional. O encontro foi encerrado com um parabéns aos aniversariantes do mês de abril e aos 34 anos da Fasa, fundada em 3 de abril de 1979. O supervisor de qualidade Moisés Germano falou sobre o evento. “Foi mais uma ótima iniciativa dessa nova fase da nossa Fundação. Conhecemos a vida do Padre Abranches, que foi um visionário e desbravador. Nessa administração, somos ouvidos, nos sentimos incentivados e valorizados. Temos funcionários cursando Jornalismo, Fotografia e outros cursos aqui na Unicap”, lembrou ele.