Boletim Unicap

Fake News é tema de palestra na Católica

O auditório G1 da Unicap recebeu na noite desta quarta-feira, 11, a palestra A importância da Mídia Internacional, ministrada pela ex-aluna da Católica e mestra em Comunicação pela UFPE, Mariana Lins. O tema central da conversa foi a propagação das chamadas fake news e os artifícios que devem ser utilizados pelos jornalistas em um tempo tão conturbado. “O que acontece agora é uma desordem informacional (que é o que estão chamando na Europa de “information disorder”), que é essa bagunça em que ninguém acredita mais em ninguém, ninguém tem credibilidade, está tudo muito comprometido. E eu acho que o jornalismo tem o papel fundamental de resgatar a credibilidade dele, que a gente perdeu. A gente abriu espaço para que as fake news virassem o que virou hoje”, afirma.

Trazendo o debate para a realidade brasileira, Mariana também alerta sobre o uso das notícias falsas neste ano em que vão ocorrer as eleições: “Eu acho que a gente tem que pensar nisso neste ano eleitoral no Brasil, principalmente diante das declarações do próprio [Mark] Zuckerberg, que estava falando com o Senado [estadunidense] ontem e mencionou o Brasil várias vezes como uma preocupação do vazamento de dados. A gente já vê isso acontecendo no dia a dia; notícias do WhatsApp, aplicativo de comunicação que não tem controle por algoritmo. Isso é muito simples de disseminar, então é inevitável pensar no Brasil neste ano.”

Para a estudante de Jornalismo Erika Muniz (25), que estava presente na palestra, essa é uma discussão necessária e importante para os jornalistas em formação. “A palestrante tem uma carreira direcionada para esse tipo de pesquisa em relação a fake news e política global, então é muito interessante para a gente que tá enveredando na carreira de jornalista. É muito interessante esse tipo de atividade e, principalmente, com relação a um tema tão contemporâneo.”

print

Compartilhe:

Deixe um comentário