Exposições MARIA e Filhas de Dandara estão em cartaz na Biblioteca da Unicap
|A Universidade Católica de Pernambuco, em parceria com Secretaria da Mulher e com a FASE (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional), realizou na última terça-feira, dia 7 de novembro, durante a 10ª Semana de Consciência Negra da Unicap, a abertura das exposições “MARIA” (Mulheres nas Artes Representando as Identidades Afro-brasileiras) e da “Negras de Luta – Filhas de Dandara por espaço, poder e direitos”. A exposição MARIA faz parte do Projeto Mulheres Negras Fortalecidas na Luta Contra o Racismo e Sexismo. Ambas estão abertas ao público no térreo Biblioteca da Unicap.
A exposição MARIA conta com 33 fotos que representam a jovem negra nas suas atividades culturais e de arte, mostrando que a vida delas não se limita somente a dor, a tristeza por que são negros e/ou pobres, mas mostram que estão vivas, sonhando, projetando e pensando. A exposição Filhas de Dandara, por sua vez, traz a ideia da mulher negra em espaços de poder, com 10 fotos.
“Trazer as exposições para dentro da Semana da Consciência Negra, que tem como tema ‘A Resistência da Juventude Negra Frente ao Genocídio – O racismo apaga, a gente reescreve’, é mostrar que tem uma grande quantidade de jovens sendo mortos. Infelizmente, a mídia mostra isso cotidianamente, mas não mostra o jovem que está vivo, que está sonhando, que está projetando, que está fazendo arte, cultura, poesia, música…Então, trazer a exposição é mostrar esse outro lado também”, explicou Valdenice Raimundo, coordenadora do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Unicap), acrescentando: “Nós não somos só dores, somos também sonhos. Então, as exposições provocam o olhar e a comparação com a realidade com o que está posto nas fotos”.
A exposição “Filhas de Dandara” pode ser visitada na entrada da Biblioteca da Unicap, enquanto a exposição MARIA se encontra no Hall da Biblioteca. Ambas ficarão em cartaz até o dia 17 de novembro.