Ex-aluno de Publicidade da Católica assume o cargo de consultor no Brasil da rede social Tumblr

Foto: Arquivo pessoal

Felipe Teobaldo (teocracy.tumblr.com), formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pernambuco, foi selecionado, neste mês de abril, para assumir o cargo de consultor no Brasil da rede social Tumblr (www.tumblr.com).

Felipe, que mora atualmente em São Paulo, já trabalhava com consultoria em inteligência digital e atuava na agência Giovanni+DRAFTFCB, onde ajudou a implementar o núcleo de social media. Além disso, o publicitário prestou suporte em tecnologia criativa para clientes como Pão de Açúcar, Livraria Cultura, Ninho Soleil, HP e Intel. Em um ano, a Giovanni saiu do 22º lugar para o 2º lugar entre agências que compraram mídia digital. Com a organização e maturação dos processos internos para essa área, Felipe decidiu começar a se voltar para outro formato de ação, dentro de uma rede social.

Segundo Felipe, a contratação aconteceu em um período que ele deixava a equipe da agência Giovanni+DRAFTFCB. Gina Gotthilf, diretora de internacionalização do Tumblr, estava fazendo um tour com Mark Coatney e Josh Nguyen, líderes do time internacional da rede e, ao pesquisarem sobre usuários que tinham projetos legais por aqui, meu nome foi mencionado pelo meu blog, o Neonico (neonico.tumblr.com).

“O Neonico é um Tumblr, acervo de moda masculina com 6 milhões de visitas, utilizado pelo mercado de moda nacional como fonte de pesquisa. Então marquei um almoço com eles, conversamos bastante e nas semanas seguintes fui convidado para participar do processo de seleção com alguns outros candidatos identificados por eles na visita ao Brasil”, revela o autor do blog.

Felipe explica como se deu a seleção. “Foram entrevistas com três diferentes regiões, Estados Unidos, Alemanha e América Latina, com diferentes preocupações, desde networking governamental até dúvidas de como desenvolver audiência brasileira. A resposta veio 15 dias depois e, no mesmo dia, a informação saiu na mídia”.

“Para mim, com 24 anos, é uma grande honra trabalhar numa empresa com o potencial do Tumblr. O mercado brasileiro ainda engatinha aprendendo a lidar com redes sociais e usuários, e é uma chance rara estar dentro de uma plataforma olhando o usuário nacional e tendo a chance de fortalecer essa rede em função deles, com traduções, staff blog e meet-ups. Poucas empresas estão, no Brasil, com esse formato de trabalho”, explica o ex-aluno da Católica.

O Tumblr possui hoje 1,8 bilhão de pageviews por mês no Brasil. Uma comunidade que cresceu 6.000% no último ano. Segundo o consultor da rede social, a palavra Tumblr deverá ser mais pesquisada no Google que a palavra Blog dentro de seis meses. Ainda segundo Felipe, o diferencial do Tumblr é que ele trouxe um formato de comunidade para criativos que se aproxima muito do que deve ser o padrão para o futuro, que prioriza o fim da separação entre experiência on e offline.

Para finalizar, o ex-aluno de Publicidade da Católica Felipe Teobaldo falou de seus objetivos e desse novo desafio profissional. “Meu objetivo agora é celebrar essa audiência nacional com três eventos no final de maio, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Curitiba, desenvolver e dar força para as comunidades brasileiras. É uma responsabilidade enorme representar um país do tamanho do Brasil com todo esse potencial de crescimento numa rede social. Além disso, ter a oportunidade de desenvolver comunidades criativas brasileiras, inclusive fora do eixo Rio-São Paulo, dando força a toda diversidade brasileira, está na nossa to do list para os próximos meses”.