Ex-aluno de Psicologia Católica recebe Prêmio Galdino Loreto

Igor Lins Lemos

Formado pela Universidade Católica de Pernambuco há menos de um ano, o jovem psicólogo Igor Lins Lemos, de 23 anos, ficou com o primeiro lugar geral no Prêmio Galdino Loreto, promovido durante o XVIII Simpósio sobre o Cérebro, realizado pela Pós–graduação de Neuropsiquiatria da Universidade Federal de Pernambuco. Ele conquistou a premiação com o trabalho “Estudo de caso na terapia cognitivo-comportamental de um paciente com depressão maior”.

O trabalho do psicólogo concorreu com outros 70 pôsteres. Igor Lemos apresentou um estudo de caso de depressão de um paciente e expôs os métodos utilizados por ele no tratamento e defrontou os resultados alcançados.

No Mestrado em Psicologia na UFPE, ele estuda a representação social de jovens universitários nos jogos violentos. Durante sua pesquisa, irá realizar entrevistas com cerca de 100 universitários para finalização de sua dissertação. A influência do tema vem desde a graduação. “Na Católica tive o privilégio de ser aluno do professor Carlos Brito, que foi um grande incentivador na minha vida acadêmica, incluindo, o meu fascínio pelo estudo dos jogos virtuais”, disse. Professor da Católica há 25 anos, Carlos Brito se disse orgulhoso pela conquista do aluno e não poupou elogios. “Fico muito feliz. É um orgulho pra mim e para a Universidade. Igor sempre foi muito seguro, ético e respeitador. Era um aluno contestador e sempre procurou muita a leitura”, disse orgulhoso.

Outro grande incentivador dos estudos do jovem psicólogo foi o psiquiatra e professor da Unicap, Marcos Túlio, que o orientou no trabalho realizado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

Apesar da pouca idade, Igor já possui um vasto currículo e uma trajetória de profissional experiente. Realiza consultas como psicoterapeuta cognitivo-comportamental, faz especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental Avançada pela UPE, é mestrando em Psicologia pela UFPE, além de ser secretário da Associação de Terapias Cognitivas de Pernambuco (ATC-PE). No próximo ano, ele, que já faz parte do programa “Bolsa Reuni” da Federal – onde alunos do mestrado e doutorado da UFPE ministram aulas para os alunos de graduação da universidade – fará um estágio de docência. Isso significa que Igor alcançará mais uma conquista na recente vida profissional ao iniciar a carreira de docente.

O prêmio é recompensador tanto para o aluno que faz parte da história da Católica como para a própria Universidade, mas o que motiva o jovem psicólogo na carreira profissional não são os prêmios conquistados e sim duas paixões. A primeira, a atividade clínica no tratamento de depressão, toque e pânico e os jogos virtuais. “São sem dúvidas as minhas duas paixões da profissão. É com elas que me reciclo e busco minha evolução como profissional”, disse.