Ex-aluno de Jornalismo é nomeado Bispo no Piauí

Com informações do Boletim da Santa Sé

O Vaticano anunciou nesta quarta-feira (21/06) a nomeação de um novo bispo para a Diocese de Campo Maior, no Piauí: Padre Francisco de Assis Gabriel dos Santos, redentorista. Até então, ele era pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns, Pernambuco.

A Diocese estava vacante há mais de um ano, quando o então bispo, Dom Eduardo Zielski, foi transferido pelo Papa Francisco para a Diocese de São Raimundo Nonato, também no Piauí, no dia 2 de março de 2016.

Padre Francisco, 49 anos, é natural de Esperança, Paraíba. Além da formação em Filosofia e Teologia, ele é jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco em 2010. A profissão religiosa na Congregação do Santíssimo Redentor foi em 11 de fevereiro de 1996 e a ordenação sacerdotal em 22 de julho de 2000.

Como padre, ele exerceu diversas funções, como vigário paroquial, membro do conselho presbiteral e coordenador de área pastoral, reitor da Casa de Formação Redentorista Padre Pitiá, no Recife, entre outras funções.

Em 2011, Padre Francisco retornou para a comunidade redentorista de Garanhuns, onde era até agora pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, vigário episcopal para a Vida Consagrada e coordenador da Pastoral da Comunicação. Também desde 2011 ele era vigário-provincial da vice-província Redentorista do Recife.