Ex-aluno da Católica, Filipe Falcão, promove curso de extensão

_MG_9746O ex-aluno da Universidade Católica de Pernambuco, Filipe Falcão, irá ministrar um curso de extensão na Unicap com o tema Produção e edição de videorreportagens para a web. O curso será realizado entre os dias 21 de julho e 1 de agosto, com aulas de segunda a sexta, das 14h às 17h. Estão disponíveis 20 vagas.

As aulas terão como ponto de partida a ideia de convergência, que já é uma realidade das empresas de comunicação. Jornais de todo o mundo produzem vídeos em seus portais.

O curso tem como objetivo permitir que alunos e profissionais da área de Fotografia e Jornalismo possam conhecer as etapas de produção de uma videorreportagem para a web.

“A ideia é mostrar o que está sendo feito nos jornais e tentar mostrar um pouco o que você pode fazer com a câmera na mão e um programa de edição para dar um destaque na hora de produzir uma matéria”, explicou.

Filipe também deu um conselho para quem está buscando um lugar neste novo mercado. “Quando você vai procurar emprego, hoje em dia, e sabe mexer na câmera e tem um mínimo de noção de vídeo, da produção, talvez seja o seu diferencial na hora de um empate com outra pessoa que tenha um currículo tão bom quanto o seu”, ressaltou.

filipeEm relação ao vídeo para web, o jornalista ainda explicou quais são as características de seu formato. “Ele é mais dinâmico, geralmente, o repórter não aparece e não tem o off. São, muitas vezes, produzidos pelo próprio repórter. Então, torna-se algo novo, que de certa forma ainda está se buscando uma linguagem própria”, acrescentou. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2119-4435.

Experiência profissional – Filipe fez graduação em Jornalismo e pós-graduação em Jornalismo Cultural pela Unicap e foi estagiário da Assessoria de Comunicação da Católica. Tem mestrado profissionalizante na Inglaterra, na Universidade de Nottingham e um mestrado acadêmico na Universidade Federal de Pernambuco. Trabalhou na Folha de Pernambuco, na Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Olinda e atualmente trabalha no Diario de Pernambuco, produzindo vídeos para web.