Boletim Unicap

Ex-aluna Unicap é aprovada para Mestrado na França

A ex aluna do curso de a Engenharia Civil da Unicap, Jessica Aragão, foi aprovada no curso de Mestrado em Engenharia Civil, com ênfase em Geotecnia e Riscos, na Universidade de Lorraine, na França.

A oportunidade surgiu com o interesse de iniciar os estudos para aprender o idioma francês, apenas por prazer. Até que, ao ver um programa da Unicap, do professor Fernando Arthur, que levava os alunos para a França, a instigou ainda mais a vontade de aprender a língua, mesclado ao sonho de estudar fora do país.

“Comecei a procurar como seria o processo, e o Campus France Brasil, uma plataforma voltada para os alunos que querem estudar na França, do próprio governo francês, explicou como seria o passo a passo. Então estudei bastante francês, pra passar na prova de proficiência da língua, enviar os documentos, como diploma e histórico escolar.”

“O fato de a Católica entregar o diploma e histórico escolar na colação de grau me ajudou bastante, porque já pude mandar os documentos finais para a universidade francesa”, completou a ex-aluna que se tornou bastante conhecida por ter sido uma das vocalistas do grupo MPB Unicap.

Sobre a área que escolheu para seu mestrado, Jessica deu prioridade para aquela que teria mais afinidade. “Escolhi Geotecnia porque sempre tive muita afinidade com o tema. Meu Trabalho de Conclusão de Curso foi um Mapeamento do Solo Mole do Centro Expandido do Recife. A Universidade que mais tinha interesse era a da região de Lorraine por meu trabalho dar ênfase em Geotecnia e Riscos. Também gostava muito da área de riscos, e visto que Recife existem muitos riscos na parte de Geotecnia, como estudos dos morros, riscos advindos dos solos moles da cidade, eram o meu interesse”, disse.

Já com a universidade escolhida, apenas três davam suporte para o tema escolhido. Toulouse, Lorraine e Lyon, mas devido à pandemia do coronavírus, suas opções ficaram ainda mais restritas. “Com a pandemia, muitas das universidades não abriram anos letivos, para o semestre 2020-2021, para estrangeiros, como foi o caso de Toulouse e Lyon, restando apenas a universidade de Lorraine me dá uma resposta. E fui aceita na universidade. Juntou o útil ao agradável. A universidade que eu queria foi a que me aceitou.”, finalizou.

print
Compartilhe:

Deixe um comentário