Ex-aluna da Unicap recebe 8º Prêmio Odebrecht de Engenharia

Maria Eduarda Maia Ferreira Gomes, Carlos Augusto Moreira Filho e Juliana Rodrigues Ferreira, com os diretores da Odebrecht, Érico Dantas e João Pacífico

Na noite de sexta-feira (25), a Odebrecht realizou solenidade na Arcádia Recepções,  em Boa Viagem, para homenagear os alunos de Engenharia Civil laureados em 2011 das três principais universidades de Pernambuco. Entre os ganhadores do 8º Prêmio Odebrecht de Engenharia estava a ex-aluna da Universidade Católica de Pernambuco Maria Eduarda Maia F. Gomes. Também receberam o prêmio os ex-alunos da UFPE Carlos Augusto Moreira Filho e da UPE Juliana Rodrigues Ferreira. Na ocasião, foi prestada, ainda, homenagem ao engenheiro Amaro Lins, ex-reitor da UFPE.

Maria Eduarda com os professores Fernando Botelho e Oscar da Fonte

Para representar a diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e o coordenador do curso de Engenharia Civil da Unicap, professora Arminda Saconi e professor Antônio Flávio Andrada, respectivamente, que não puderam comparecer ao evento, se fizeram presentes na celebração os professores Oscar da Fonte e Fernando Botelho. “Destaquemos a presença das mulheres. Entre os três homenageados das universidades, duas são mulheres”, fez questão de ressaltar o professor Oscar. Já o professor Botelho falou que não foi uma surpresa ter Maria Eduarda como laureada. “Ela sempre foi bastante dedicada, não podíamos esperar menos”.

Também estavam presentes na cerimônia os idealizadores da premiação, o Diretor de Engenharia da Odebrecht, Érico Dantas, e o Diretor Geral da Regional Pernambuco da construtora, João Antônio Pacífico. Érico falou que a ideia surgiu há oito anos para homenagear destaques da engenharia em Pernambuco, já que o prêmio também é dado para um engenheiro reconhecido no mercado pernambucano. “Esta é uma noite para reunir e celebrar a engenharia e seus grandes destaques”, falou Érico Dantas.

fotos por Ana Eduarda Azoubel

Com o orgulho estampado nos olhos dos pais e parentes que estavam presentes, os três homenageados, Maria Eduarda, Carlos Augusto Moreira Filho, da Universidade Federal de Pernambuco, e Juliana Rodrigues Ferreira, da Universidade de Pernambuco, subiram ao palco e receberem um troféu. Além disto foram premiados com R$ 10 mil e a chance de ingressar na empresa consagrada internacionalmente. Na sequência, o homenageado especial da noite subiu ao palco e não esqueceu em momento algum dos laureados. “Juliana, Maria Eduarda e Carlos Augusto fico muito feliz em estar representando vocês também”, enfatizou Amaro Lins. E disse ainda lembrando dos recém-formados: “A alegria e a emoção que eu sinto nesse momento não é menor do que a dos nossos laureados”.

Após receber o prêmio, a ex-aluna da Unicap Maria Eduarda Maia F. Gomes celebrou com a sua família no coquetel oferecido pela Odebrecht depois da premiação e disse que não esperava estar ali: “Eu sabia da existência do prêmio, mas quando fui a laureada da turma não imaginava que seria também a laureada do ano. Fico muito feliz em ter meu esforço reconhecido”. O pai de Maria Eduarda, Manoel Ferreira Gomes Nunes, que também é engenheiro contou: “É uma emoção muito grande e fruto da dedicação dela. Como pai e engenheiro sempre presenciei seu interesse pelos estudos e pela profissão”.

Para alegrar ainda mais o coquetel, a Odebrecht realizou o encontro entre Alexsandro Castro, João Pedro Lima, Jéssica Maria, Herlanie Franciele e Antônio Tertuciano, da Orquestra Criança Cidadã, e os músicos populares do Quinteto de Choro, que só tiveram a oportunidade de realizar um único ensaio antes da grande apresentação.