Ex-aluna da Unicap apresenta trabalho sobre monoparentalidade no I Congresso Franco-Brasileiro de Psicanálise, Filiação e Sociedade

A ex-aluna da Universidade Católica de Pernambuco Carina Pessoa Santos apresentou, na manhã de quinta-feira (19), o trabalho “Monoparentalidade e adoção: a experiência de adotantes solteiros em diálogo com a nova lei”, iniciado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Ciêntífica (PIBIC). Graduada em Psicologia pela Unicap e mestranda pela UFPE, ela foi uma das palestrantes das Comunicações Orais do 1º Congresso Franco-Brasileiro sobre Psicanálise, Filiação e Sociedade dedicado ao tema “Adoção: da criança à filiação”. O evento foi realizado, no Golden Tulip Recife Palace Hotel, em Boa Viagem.

Com o objetivo de investigar – na perspectiva de pais adotantes solteiros – como se processou a adoção monoparental, Carina e as colegas Célia Maria Souto Maior e Cristina Maria de Souza Brito utilizaram como metodologia a entrevista semi-estruturada de pais solteiros adotantes. A análise dos resultados foi feita a partir da confrontação dos dados coletados e das mudanças instituídas pela nova lei de adoção (Brasil, 2009).

Foram entrevistados seis participantes solteiros com perfis de vida diferentes – uns que eram casados antes da adoção, outros que nunca foram casados; uns com filhos biológicos, outros sem filhos. “Mesmo percebendo que nenhum dos participantes se queixou com relação à morosidade do processo de adoção, constatamos algumas dificuldades. Entre elas, a adaptação dos adotantes, que passavam por um processo de gestação psicológica da criança e acabavam se afastando da realidade”, afirmou Carina.

A partir da pesquisa, também se observou que grande parte das dificuldades encontradas no processo de adaptação estavam relacionadas ao contexto socioeconômico do adotante e do adotado, que eram muito diferentes.  Apesar dos problemas identificados, o resultado do trabalho das alunas foi bastante positivo com relação à adoção monoparental. “As adoções ocorreram de maneira muito satisfatória, já que o amor e os laços de afeto predominaram. Apesar das dificuldades encontradas na criação de uma criança sem a ajuda de um companheiro, a experiência traz muito aprendizado. A monoparentalidade está se tornando cada vez mais comum na sociedade atual”, concluiu.

O 1º Congresso Franco-Brasileiro sobre adoção teve início na última quarta-feira (18) e seguirá até o sábado (21). O evento é uma organização do Laboratório de Psicopathologia Fundamental e Psicanálise da Unicap e do Serviço de Orientação à Filiação Adotiva da Clínica de Psicologia da Católica, o Sofia, em parceria com o Centro de Estudos em Psicopathologia e Psicanálise da Universidade Denis Diderot – Paris 7 (Equipe de Pesquisa em Perinatalidade e Primeira Infância).