Estudantes do Liceu participam de Oficina de Fotografia na Unicap

Fotos: Rebeca Patrício, Germana Soares e Elano Lorenzato

Na tarde desta quinta-feira, dia 30, aconteceu a Oficina de Fotografia para os alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental do Liceu Nóbrega, no laboratório do curso de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco. A atividade faz parte do Projeto de extensão do curso de Serviço Social da Católica “Integrando Conhecimentos e Promovendo Ações de Cidadania”, em parceria com o Instituto Humanitas Unicap. Os encontros acontecem as terças e quintas. Nas terças, são os alunos do 6º e 7º anos. Os participantes têm a faixa etária entre 10 e 14 anos. Além dos alunos, as mães também podem participar das oficinas.

04Projeto Integrando Conhecimentos e Promovendo Ações de Cidadania tem como objetivo trazer diversas discussões para os alunos do Ensino Fundamental 2 do Liceu Nóbrega, fazendo um link das discussões para a promoção da cidadania deles, ou seja, integração de conhecimentos e promoção da cidadania. Na atividade desta quinta-feira, dia 30, foi uma oficina de Fotografia, realizada pela professora do curso de Fotografia da Unicap, Germana Soares. A intenção é ampliar o horizonte de possibilidades de futuro dessas crianças, despertar sonhos, curiosidades, provocar eles para perceber que há várias possibilidades de realizações para cada um.

O projeto já trouxe, para a sala de aula dos estudantes do Liceu Nóbrega, o professor Silas Pacheco, coordenador do curso de Administração, para falar com os alunos sobre “Finanças Juvenis”, onde foi discutido a questão do consumismo e de como usar o dinheiro adequadamente. Houve, também, a oficina de “Jogos Digitais”, ministrada pelo coordenador do curso, professor Breno Carvalho, onde foi utilizado o game feito no curso onde o objetivo é o enfrentamento ao craque; dentre outras.

IMG_2839“Integrando Conhecimentos e Promovendo Ações de Cidadania é um projeto de Extensão do curso de Serviço Social da Católica e é composto por mim (professora Valdenice Francisco – coordenadora do projeto); professora Sandra Lima, coordenadora do curso de Serviço Social, e nós temos três estagiárias do curso Ana Cláudia Galvão, Jacirele Alves e Elizabeth Cabral”, explica professora Valdirene Francisco.

Professora Germana com a máquina fotográfica feita de lata de leite
Professora Germana com a máquina feita de lata

Segundo a professora do curso de Fotografia da Unicap, Germana Soares, a proposta da oficina é apresentar aos alunos como surgiu a fotografia e, como a fotografia digital é mais acessível a eles, como se fazia antigamente usando papel fotográfico, em um laboratório fotográfico, usando a técnica de pinhole, técnica artesanal que utiliza lata de leite, ou outro objeto, como máquina fotográfica. “Os alunos dão uma resposta bastante positiva. É surpreendente como alguns já chegam com algum conhecimento de casa e outros que não tem conhecimento, mas se encantam e se interessam pelo assunto. Além de despertar um lado novo que é observar a luz, observar o nosso cotidiano de uma forma diferente. Eles saem daqui percebendo algumas técnicas que antes eles não tinham. Eu acho que termina sendo uma experiência positiva. A maioria, as mães dizem que eles vão querer virar fotógrafos agora”, disse professora Germana.

IMG_2846Dona Adenilda Hermínia, mãe de aluna que participa do curso, fez a oficina na quarta-feira, dia 29, fala da experiência que vivenciou. “Eu achei muito interessante porque lembrei de muitas coisas que aconteciam com a fotografia antigamente e eu não sabia como se processava. Como se fazia um negativo de uma foto em laboratório. Agora com minha filha fazendo também, comentei com ela que o curso é muito interessante e acho que ela vá se interessar sim pela fotografia.”