Estudantes de Direito debatem justiça social a partir de filme

Alunos do curso de Direito da Católica participaram na última quarta-feira (11) de uma discussão sobre o Papel do Estudante Frente à Sociedade. A partir da análise do filme alemão Edukators – Os educadores (2004), os estudantes foram convidados a pensar sobre o valor das leis, igualdade social e o próprio lugar dentro da atual situação em que o país se encontra.

O filme conta a história dos jovens Jan e Peter, que atuam no anonimato sob o nome de “educadores”. Eles invadem mansões, mas não roubam nada, deixam apenas um bilhete com mensagens do tipo “seus dias de fartura vão acabar”.  Em uma das invasões, Jan leva Jude, namorada de Peter. Eles terminam por ser descobertos pelo morador e o sequestram, com medo de que ele chame a polícia.

Durante o sequestro, descobrem que o refém magnata já participou de movimentos estudantis, com o desejo de mudar o mundo. O estudante Tiago Rocha, do oitavo período, que organizou o debate diz ter escolhido o filme para a discussão porque ele aborda a sociedade em que vivemos de modo muito próximo à nossa realidade. Ele aponta uma frase marcante do filme: “algumas pessoas nunca mudam”. Inserida no contexto da história a sentença aborda a posição dos ricos e poderosos diante das injustiças sociais.

Pedro Josephi, do sexto período, alertou os colegas para o risco de as normas serem assimiladas de modo sutil, transformando, aos poucos, alunos desejosos de mudanças em partes de um sistema há muito estabelecido.

A discussão sobre o filme Edukators faz parte das atividades da Jornada do Calouro, que acontece entre os dias 10 e 21 de agosto, organizada pelo Diretório Acadêmico Fernando Santa Cruz.

Mais informações sobre a Jornada do Calouro no site  http://www.dafesc-unicap.com