Estudantes da Espanha, Equador e da Unicap participam do Programa Voluntariado Universitário (VOU!) em Vazantes, no Ceará

Muita gente associa o mês de julho a somente viagens e descanso, mas para um grupo de estudantes do programa de Voluntariado Universitário da Unicap (VOU!), a época é perfeita para viver uma experiência única de integração comunitária. Tem sido assim em Vazantes, no Interior do Ceará, para doze universitários da Unicap e de universidades espanholas jesuítas parceiras da iniciativa coordenada pelo Instituto Humanitas Unicap (IHU), que chega a sua 5ª edição. O Fé e Alegria Vazantes (FyA) também atua como parceiro.

O grupo chegou dia 1º caminhando foi recebido na igreja onde participou da cerimônia de lava-pés conduzida pelo Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira. O Reitor da Unicap é natural de Vazantes. Logo depois, eles se dirigiram à Galeria de Lazer e Economia Solidária onde houve uma recepção festiva.

“Vazantes é uma cidade muito pequena, mas tem um coração enorme. O que esse povo havia preparado para nós não havia ninguém que pudesse explicá-lo, nem imaginá-lo. Nós só estamos aqui há três dias e somos pessoas muito queridas. Percebemos o carinho. Acreditamos que todas as oficinas e atividades em que pensamos podem servir para tornar Vazantes uma cidade melhor, mais unida e, acima de tudo, um momento divertido para todos os habitantes dessa comunidade. Em suma, todos os voluntários concordam que Vazantes merece de nós o melhor que temos porque eles nos oferecem o melhor de cada um”, elogia o estudante espanhol de Psicologia e Criminologia da Universidade de Comillas, Santiago Serrano, 21 anos.

As primeiras impressões também foram as melhores possíveis para a mestranda equatoriana em Cooperação Internacional de Comillas, Gabriela Albuja, 26 anos. “Minha primeira impressão foi a de encontrar uma comunidade organizada, pronta para seguir em frente e com muito amor e experiências para compartilhar. As pessoas nos receberam com muito amor e há muita emoção em trabalhar juntos”.

Nas quatro semanas, eles vão desenvolver e participar de uma série de atividades juntamente com a comunidade. A primeira semana é de imersão na realidade, entrosamento dos voluntários, convivência e planejamento junto à equipe do FyA; Na segunda e terceira semanas, há oficinas abertas a crianças e jovens. Este ano também haverá atividade para os adultos. “Pela manhã, os voluntários dirigem as oficinas, mas à tarde são os jovens do FyA que orientam oficinas daquilo que sabem fazer. Trata-se de uma troca de saberes”, explica Padre Pedro Rubens. A quarta semana é dedicada à ação comunitária, jogos e gincana de férias. A programação terminará no sábado (28) com um show preparado por voluntários, crianças e jovens, reunindo toda a comunidade na Galeria.

“Estamos no 5º ano em plena consolidação: antes eram somente universitários espanhóis, mas desde 2015 há universitários da Unicap, sobretudo depois da criação do Programa de Voluntariado Universitário (VOU Unicap)” avalia Padre Pedro.

A coordenação do programa VOU! é do colaborador do IHU, João Elton de Jesus. “Algo que é muito interessante nessa experiência é a troca de saberes e conhecimentos entre os voluntários e a comunidade local.  Durante duas semanas, jovens e colaboradores do Fé e Alegria oferecerão oficinas para os voluntários de maracatu, biscuit e curta-metragem (cinema). Além disso, os voluntários farão atividades para toda a comunidade, como um curso intensivo de espanhol e curso de construção de projetos para a equipe do Fé e Alegria. Todas as quartas-feiras do mês haverá uma sessão de cinema para a comunidade de Vazantes, organizada pelos voluntários”.

A experiência é acompanhada por um colaborador da Comillas Solidária. Este ano, a representante é Aida Casado Ferro, que atua na organização com João Elton. Além disso, todo o apoio logístico e pedagógico é feito pela equipe do Fé e Alegria coordenada por Francimayre Maia. “Também houve apoio do Programa Magis Brasil, pois os voluntários ficam hospedados no Centro Magis de Juventude – CIJ – em Fortaleza para um momento de integração e preparação para a viagem até Vazantes”, explica Padre Pedro.

A programação contempla também oficinas de música, dança, esportes, teatro (contando as histórias dos habitantes de Vazantes), artes visuais (reciclagem), e aulas de espanhol para crianças e adultos. “Também será oferecido por João Elton um curso de autoconhecimento e o Projeto de Vida para os jovens de Vazantes”, detalha o Reitor. A experiência terminará no próximo dia 28 e até lá promete marcar a vida de muita gente.

“Quando decidi participar do VOU Vazantes esperava encontrar crianças que precisassem de carinho e atenção, mas o curioso é que a primeira impressão foi que houve uma inversão de papéis. Eu fui tratado exatamente como eu pensava que deveria tratá-las. Nunca me senti tão amado e de forma tão gratuita por pessoas que nunca conheci. Eles fazem me sentir em casa e parte de uma família que jamais vou esquecer. A intensidade da experiência é surreal. Estou escrevendo isso e somente estou no segundo dia de experiência. Daqui para frente, pretendo absorver cada momento, tanto aprender, quanto ensinar”, disse o estudante de Ciências da Computação da Unicap, Hildemir Regis Lins Junior.

Histórico – Em 2013, por conta da Jornada Mundial da Juventude, jovens das redes jesuítas foram recebidos uma semana antes do evento, inaugurando o programa Magis Brasil. E a única experiência que envolveu o Fé e Alegria foi em Vazantes. Naquela época, cerca de 30 jovens de vários países, inclusive da Espanha, foram recebidos pela comunidade. Diante da repercussão e da avaliação positiva da experiência, a Unicap, juntamente com as três universidades jesuítas da Espanha (Comillas, Deusto e Barcelona) resolveram criar um voluntariado de um mês de imersão, em parceria com FyA Vazantes.