Estudantes da Católica podem participar de atividades esportivas

A Universidade Católica de Pernambuco oferece aos seus alunos a oportunidade de praticar esportes, tanto com o intuito recreativo, como direcionado à participação em campeonatos. As equipes da instituição se destacam inclusive em competições nacionais.

O setor responsável pelas atividades esportivas na Católica é a Coordenação Geral de Esportes(Cogesp), situada ao lado do estacionamento de estudantes. No local há quadras para a prática de basquete e vôlei e espaço para a prática de tênis de mesa, que recebem diariamente os atletas da Universidade, que comparecem para treinar. O espaço conta também com uma academia de musculação, para condicionamento dos atletas. É na Cogesp que estão os troféus conquistados pela Unicap ao longo de sua história.

O professor Fernando Lapa é o responsável pela Cogesp. Ele é formado em Direito e Administração e praticava vôlei nos tempos de aluno da Católica. Em 1978 ele foi convidado a fazer parte da coordenação.

Os estudantes interessados em praticar esportes na Católica devem procurar a Cogesp, fazer uma inscrição e apresentar laudo médico, declarando que  está apto à realização de exercícios físicos. Para os alunos sem domínio técnico de algum esporte, são recomendados o tênis de mesa ou o judô. Quem já tem alguma prática pode se integrar às equipes coletivas, como vôlei ou handebol.

Segundo Fernando Lapa, essa divisão se dá porque, de forma geral, pessoas sem prática esportiva, terão mais dificuldades para render como atletas profissionais, sendo mais recomendadas, portanto, atividades individuais com fins recreativos. Ele frisa, porém, que isso não é uma regra, e a dedicação  associada às aptidões naturais do aluno podem levá-lo a apresentar em certo espaço de tempo um desempenho que o qualifique a disputar competições.

Uma vez escolhida a modalidade, o aluno se apresenta ao treinador, que fará testes com vistas a definir o nível do interessado para aquele determinado esporte. Os estudantes que integram as equipes coletivas participam de campeonatos locais e também nacionais. Por isso, devem seguir rotina de treinos, que geralmente são praticados no fim da tarde e no período noturno.

Entre as competições que a Católica organiza estão os torneios e jogos internos, além da calourada esportiva, voltada para os alunos novatos. Em campeonatos de grande divulgação,  os resultados mais recentes foram dois terceiros lugares na etapa Salvador da Copa Brasil de Tênis de Mesa e o campeonato invicto da Copa Brasil Nordeste de Basquete.

Mesmo quem já atua por algum clube ou entidade pode representar a Unicap, nos Jogos Universitários. Além das modalidades já citadas, a instituição possui equipes de futebol e futsal, xadrez e natação.

“A atividade esportiva é uma forma de burilar o exercício do raciocínio e do autocontrole. Como educador vejo isso como essencial na formação do homem”, destaca o professor Fernando Lapa.

As equipes esportivas da Católica não recebem apenas alunos matriculados. Ex-alunos podem participar, além de pessoas externas à Universidade que desejem se dedicar a uma modalidade, os chamados atletas comunitários.

Mais informações pelo telefone 2119-4187