Estudantes abrem espaço para debater a capoeira na universidade

Quem gosta de capoeira ou tem interesse em debater as nuances da expressão cultural negra não pode deixar de participar do Capoeira, História e Musicalidade. O projeto oferecerá cinco dias de apresentações e debates sobre a capoeira e sua influência no que se refere a inclusão social, música e história. A primeira rodada de apresentações do projeto aconteceu sexta-feira, dia 28 de setembro, no Campus da Universidade Católica de Pernambuco.

Primeiro a se apresentar, o Grupo Gerais, de Jaboatão dos Guararapes, fez uma apresentação de uma hora e meia. Depois da apresentação, todos os interessados foram convidados a participar do debate Capoeira e Inclusão Social, com o Mestre Curisco, no Auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH). “Os estudantes da Unicap são formados por uma perspectiva Humanista que guia todas as suas ações. Nesta perspectiva, nosso projeto se desenvolve para mudar o pensamento das pessoas”, explica o coordenador Anderson Fernando.

As ações do projeto se estendem até o mês de novembro, mês da consciência negra. Os organizadores desejam divulgar a capoeira para que essa expressão cultural não seja marginalizada e percebem que a universidade é um bom espaço para esse encontro de culturas. “O preconceito está incutido por meio de um processo cultural imposto à população por décadas e dirigido por uma elite específica que sempre tentou marginalizar toda a produção cultural que venha da periferia ou que tenha sua matriz afrobrasileira. Propomos uma reflexão contra a justiça atenuada pelo preconceito, e são contra essas injustiças que nos utilizamos do espaço universitário para impugnar o pensamento preconceituoso e excludente”, explica o coordenador do projeto Anderson Fernando. O projeto Capoeira, História e Musicalidade tem o apoio da Unicap e Fasa Gráfica.

Programação:

28.09 | 17h30

Apresentação cultural no campus: grupo Capoeira Gerais de Jaboatão dos Guararapes

28.09 | 19h00

Palestra: “Capoeira e Inclusão Social”

Mestre Curisco – UNICAP

05.10 | 17h00

Apresentação cultural no campus: Grupo de Capoeira Raízes de Angola de São Lourenço da Mata

05.10 | 19h00

Palestra: “Musicalidade e Cultura Popular” e Oficina de Percussão

Prof. Dr. Sandroni – UFPE

26.10 | 17h00

Apresentação cultural no campus: Escola de Capoeira Perna Pesada de Olinda

26.10 | 19h00

Roda de debate: “Capoeira como instrumento de mudança social” e “desigualdades e vivências”

Joselito Costa – ONG Diaconia

16.11 | 17h00

Apresentação cultural no campus: grupo de São Lourenço da Mata;

16.11 | 19h00

Palestra: “Capoeira e África”

Anderson Fernando – UNICAP e Maressa Rebecca – UNICAP e UFPE

30.11 | 17h00