Estagiários do Fé e Alegria tiveram oficina de voz
|A Semana da Voz na Unicap foi comemorada, na sexta-feira (15), com uma oficina para os estagiários da Fundação Fé e Alegria do Brasil no Recife, promovida pelo curso de Fonoaudiologia. Eles tiveram a oportunidade de aprender um pouco a como trabalhar a sua voz e quais os cuidados que devem ter com ela. O evento foi realizado em dois momentos, pela manhã, das 11h às 12h, e, à tarde, das 16h às 17h, na sala 505 do bloco B.
Os estagiários foram orientados pela coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Católica, Maria Luiza Timóteo, e pelas professoras Márcia Rejane Oliveira e Elizabeth Cavalcanti. Além das dicas e orientações, como falar devagar e com boa dicção, descansar a voz após o uso excessivo, fazer uso do microfone para falar em público e beber bastante água ao longo do dia, os estagiários aprenderam exercícios físicos que ajudam a cuidar da voz.
A professora Maria Luiza Timóteo também alertou que não se deve falar ou cantar alto demais, gritar, pigarrear ou cochichar, fumar, consumir bebida alcoólica, falar em ambiente com muito barulho e frequentar ambientes com mofo e poeira. Ao sentir sintomas de rouquidão por mais de 15 dias, cansaço e/ou esforço para falar, pigarro constante, voz sumindo ou falhando e perda subida da voz, a pessoa deverá consultar um fonoaudiólogo.