Especialização em Literatura Brasileira e Interculturalidade presta homenagem à professora Raquel de Holanda Costa

Por Gabriela Almeida

Emocionado, o doutor em literatura Janilto Andrade anunciou nesta quarta-feira (16), na aula inaugural da Especialização em Literatura Brasileira e Interculturalidade que a turma será chamada Raquel de Holanda Costa em homenagem à professora que faleceu há 2 anos. Raquel, além de professora,  foi chefe do Departamento de Letras da Universidade Católica de Pernambuco, onde lecionou por mais de quatro décadas.

Inativa por vinte anos, a especialização volta com a coordenação de Janilto e com um corpo docente digno da homenagem à professora Raquel. O curso será dividido em três núcleos: o primeiro núcleo teórico terá cadeiras como “Os limites da interpretação dos textos artísticos – ênfase no texto literário”, que será lecionada pelo poeta, doutor e professor da UFPB e jornalista Idelberto Barbosa; o segundo núcleo aplicado contará com a presença do doutor em literatura brasileira e professor da UFPE Lourival Holanda, que será responsável pela disciplina “Teoria dos Estilos de Época: em literatura e nas artes”; E para o último núcleo fica a parte prática, onde serão realizadas aulas-debates entre alunos, professores e escritores da atualidade, como a escritora e professora da UFPE Luzilá Gonçalves Ferreira, ganhadora do Prêmio Joaquim Nabuco da Academia Brasileira de Letras com o livro “Os Rios Turvos”. Esses debates também serão apreciados pelos alunos de graduação do curso de Letras da Universidade.

A especialização terá duração de 16 meses, sendo os 12 primeiros meses dedicados à pesquisa e produção de artigos e os 4 meses restantes para finalização e apresentação do trabalho de conclusão do curso.