Especialização em Direito do Trabalho realiza aula magna

“O papel da Justiça do Trabalho na efetivação dos Direitos Sociais”. Este foi o tema da aula magna do curso de Especialização em Direito e Processo do Trabalho, realizada na noite desta quinta-feira (5), no bloco G4. A aula, que marca o início do ano letivo para a 3ª turma do curso, foi ministrada pela desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT da 6ª Região) e professora associada da Faculdade de Direito da UFPE, Dra. Eneida Melo Correia de Araújo.

A coordenadora do curso, Profa. Dra. Rogéria Gladys, destaca importância da aula magna. “A aula magna vem justamente para falar sobre o papel da Justiça do Trabalho na efetivação dos direitos dos trabalhadores, principalmente no momento que nós vivemos, pós lei de reforma trabalhista. Então, eu achei muito importante que os alunos que já conhecem o Direito do Trabalho, mas estão no meio desse turbilhão, se atualizassem em relação às mudanças. Na realidade, muitas dessas mudanças eu entendo como um retrocesso social”, afirma. Ainda segundo ela, a “expectativa, como professora e coordenadora do curso de Direito do Trabalho, é repassar para esses alunos como defender o cliente, independentemente se empregado ou empregador, mas defender com base, pautado não só em leis, mas em princípios, em declarações internacionais que o Brasil ratificou”.

A especialização, criada em 2016, tem como objetivo contribuir para a formação e atualização dos profissionais no estudo dos institutos jurídicos no âmbito do Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho, diante dos novos modelos sociais e das relações trabalhistas.